A LaLiga confirmou o primeiro El Clásico da temporada 2025/26 para o dia 26 de outubro, domingo, no Santiago Bernabéu, em Madrid (ESP). A partida será válida pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol.
Vale citar que ambos jogam a Champions League na mesma semana do clássico. Na terça-feira anterior, o Barcelona atua em casa contra o Olympiakos, e, na quarta, o Real Madrid recebe a Juventus em Madrid.
Xabi Alonso enfrentará o Barcelona pela primeira vez como técnico do Real Madrid. Anunciado em maio deste ano, ele sucedeu Carlo Ancelotti no cargo. Desde então, o espanhol somou 13 partidas e acumula 11 vitórias.
Do outro lado, Hansi Flick chegará ao quinto clássico entre os gigantes sob seu comando. O treinador mantém retrospecto perfeito: quatro vitórias em quatro jogos, dois pela LaLiga, um pela Supercopa da Espanha e outro na final da Copa do Rei. Desde que assumiu, ele ainda não perdeu para o aquirrival.
O histórico recente amplia a rivalidade. Nos últimos cinco clássicos, o Real Madrid não venceu; foram quatro triunfos do Barcelona e um empate. As goleadas por 4 a 0 (LaLiga) e 5 a 2 (Supercopa), esta no Bernabéu, se destacam.
A última edição do confronto ocorreu no domingo (11 de maio), pela LaLiga 2024/25, e terminou com vitória do Barcelona por 4 a 3. Mbappé marcou três vezes pelo Real Madrid. Raphinha anotou dois gols na remontada catalã.
Na rodada seguinte, o Barcelona confirmou o título espanhol ao vencer o Espanyol por 2 a 0, fora de casa. Com Lamine Yamal decisivo, a equipe de Hansi Flick garantiu a taça com duas rodadas de antecedência.
O momento do Real Madrid também pesa. Na terça-feira (23 de setembro), o time venceu o Levante por 4 a 1, com gols de Vinícius Júnior, Franco Mastantuono e dois de Kylian Mbappé; Etta Eyong descontou. Líder com 18 pontos após seis jogos, o clube vê o Barcelona em segundo, com 13, que ainda enfrenta o Real Oviedo na quinta-feira (25 de setembro), às 16h30 (de Brasília).