Yony González descreveu como especial todo contexto ligado à temporada de 2023 pelo Fluminense. Em entrevista recente, o ponta-direita colombiano relembrou sua participação na histórica campanha do clube na Libertadores e detalhou os bastidores que viabilizaram seu retorno após passagem anterior em 2019.
O atacante havia retomado conversas com a cúpula ainda em 2022, quanto atuava pelo Ceará, após dois anos fora do clube. A movimentação para o retorno aconteceu em um jogo entre os dois clubes no Castelão.
O atacante revelou que expressou ao dirigente Paulo Angioni o desejo de voltar a vestir a camisa tricolor.
“Falei com Angioni, que é um cara que me ajudou muito. Falei para ele que o Fluminense foi o único clube que me senti feliz fora de campo e dentro também. Sempre falo que foi a minha segunda casa. Nessa ocasião, falei para ele que voltaria para o Fluminense”, contou ao ge.
Fluminense corresponde
Posteriormente, o então diretor Fred entrou em contato para formalizar o convite, e a sequência foi completada por uma ligação do técnico Fernando Diniz. O jogador relatou que vivia em Portugal, acompanhando os jogos da Libertadores à distância, quando recebeu a proposta.
“Estava em Portugal, no Portimonense, acordado assistindo aos jogos da Libertadores. Em março, estava livre. Chegou mensagem do Fred. Queria me procurar para voltar para lá. O Diniz me ligou e fiquei muito feliz”, e concluiu:
“Assistir aos jogos lá e depois fazer parte do time foi tipo um sonho. Diniz é meu segundo pai. Foi um cara que me ajudou demais dentro e fora de campo”.
Participação na Libertadores de 2023
Mesmo com atuação discreta em números — três participações diretas em gols em 21 partidas —, o colombiano foi decisivo em um dos momentos mais importantes da trajetória rumo ao título continental.
Na semifinal contra o Internacional, no Beira-Rio, Yony entrou em campo no segundo tempo e deu o passe para o gol da virada marcado por Germán Cano, que classificou o Flu para a final. “Graças a Deus consegui essa assistência que ficou na história do clube”.
Segundo dados da plataforma Transfermarkt, Yony atuou em três partidas da Libertadores naquele ano, sendo utilizado como suplente em momentos decisivos. No total, acumulou 14 minutos em campo na competição continental de 2023.
Vínculo afetivo com o Fluminense
Yony González chegou ao Fluminense pela primeira vez em 2019 e rapidamente ganhou a torcida com atuações de destaque e postura carismática. Naquele ano, marcou seis gols e deu duas assistências em 34 jogos do Campeonato Brasileiro.
Ainda disputou partidas pela Sul-Americana e Copa do Brasil, sendo titular absoluto em boa parte da temporada.
O atleta afirmou que a experiência no clube carioca marcou sua carreira. “Foi a primeira vez que saí da Colômbia para jogar em outro time. Cheguei sozinho no Rio. Não falava nada em português. Com esse time, consegui ser feliz, marcar gols. Agradeço sempre ao Diniz, que passava muita confiança para mim”.
Situação atual e planos futuros
Atualmente com 31 anos, o jogador atua no Águilas Doradas, da Colômbia, e segue com desejo declarado de retornar ao futebol brasileiro. Ele destaca o carinho pelo Campeonato Brasileiro e demonstra interesse em novas oportunidades no país.
“A vontade sempre está. Agora jogo na Colômbia… falo para meus companheiros dos times de lá. Minha vontade é de jogar o Brasileiro”, disse.