O ex-Santos, Luca Meirelles, estreou pelo Shakhtar Donetsk com gol. O time venceu o Polissya Stavky por 1 a 0, na Copa da Ucrânia. Revelado nas categorias de base do Peixe, o atacante chegou ao clube russo no final de agosto.
Ele precisou de apenas sete minutos em campo para decidir. Entrou aos 38 minutos do primeiro tempo e marcou de cabeça aos 45. O gol, inclusive, teve assinatura brasileira, já que a assistência foi de Lucas Ferreira, revelado pelo São Paulo.
O atacante comemorou o momento com uma declaração sobre o primeiro gol como profissional.
“É uma felicidade imensa viver esse momento. Sempre sonhei em marcar meu primeiro gol como profissional e conseguir isso logo na estreia pelo Shakhtar torna tudo ainda mais especial”, disse Luca.
Além disso, ele comentou a adaptação no elenco e a presença de compatriotas no vestiário.
“Desde que cheguei, fui muito bem acolhido por todos. Ter bastante brasileiro no grupo facilita muito essa fase de adaptação. Estou me sentindo em casa e muito motivado para crescer aqui no Shakhtar/’
O Shakhtar anunciou a contratação de Luca Meirelles no dia 29 de agosto, e o atacante foi comprado por 10 milhões de euros (R$ 63,5 milhões). O Santos manteve 15% dos direitos econômicos do atacante de 18 anos.
Segundo o balanço de 2024, o Santos era dono de 70% dos direitos do jogador. O negócio foi consequência do difícil momento econômico do clube. Por outro lado, Luca era a terceira opção para centroavante, atrás de Tiquinho Soares e Deivid Washington.