O Vasco conquistou um importante triunfo por 3 a 1 sobre o Bahia na noite de quarta-feira (24), em São Januário, em partida pela 16ª rodada do Brasileirão. A vitória marcou o fim de um jejum de quatro meses sem vencer em casa e afastou o clube da zona de rebaixamento, agora cinco pontos acima do Vitória, primeiro time dentro do Z4.
Apesar da expulsão de Jean Lucas, do Bahia, o técnico Fernando Diniz destacou que o desempenho mais sólido da equipe ocorreu enquanto as duas equipes estavam com o mesmo número de jogadores.
Para o treinador, a postura agressiva na marcação e a fluidez ofensiva foram pontos-chave antes da expulsão de Jean Lucas, que mudou os rumos do confronto. Especialmente pelo lado tricolor.
“Fazendo a análise do jogo, o time foi muito bem. Nos períodos de 11 contra 11, acho que tivemos nossos melhores momentos. A gente estava com muita pressão na marcação, levando vantagem nos duelos e o jogo estava fluindo. A gente teve um erro daqueles que a gente não pode cometer”, e completou:
“Aí teve a expulsão. Obviamente o Bahia tinha que se defender e nós somos um time com a vocação ofensiva forte. Com a entrada do David, empilhamos chances de gol e ganhamos com muito mérito”.
Críticas à arbitragem
Diniz fez quórum aos dirigentes do clube e criticou a condução da arbitragem de João Vitor Gobi. Segundo o técnico, houve falta de critério em lances e afirmou que o Bahia poderia ter sofrido nova expulsão após entrada de Sanabria em Puma, o que não ocorreu mesmo após revisão do VAR.
A CBF divulgou os áudios da equipe de vídeo, confirmando que Jean Lucas foi expulso por cotovelada em Barros. O árbitro considerou o movimento “de alta intensidade” com o cotovelo atingindo o rosto do adversário, o que configuraria “jogo bruto grave”.
No entanto, ao revisar o lance envolvendo Sanabria, o árbitro optou por manter o cartão amarelo, considerando a intensidade como “média”.
Vitória do Vasco
O confronto teve início equilibrado e com pouca criatividade ofensiva até o erro defensivo do Vasco, que resultou no gol de Sanabria aos 31 minutos da etapa inicial. Pouco depois, a expulsão de Jean Lucas abriu espaço para a reação cruzmaltina.
Coutinho empatou ainda nos acréscimos do primeiro tempo, completando cruzamento de Cuesta. Na segunda etapa, o Vasco se impôs. Puma Rodríguez virou o placar com chute de fora da área, e, posteriormente, um gol contra de Luciano Juba selou o resultado.
“Positivo do jogo de hoje foi que tivemos oportunidades de avançar na tabela. O time mostrou força e está amadurecendo com treinos e jogos. Para o time amadurecer, às vezes, acontecem vacilos. O time aprendeu do Ceará para cá. Não oferecemos chances ao Bahia”, disse Diniz.
Atualmente, o Vasco ocupa a 13ª colocação, com 27 pontos somados em 24 jogos. Já o Bahia permanece na sexta posição, com 37 pontos. O próximo compromisso do time carioca será diante do Cruzeiro, no sábado (27), às 18h30 (horário de Brasília), novamente em São Januário.