A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, foi nomeada nesta quarta-feira (08) como integrante da Comissão de Competições Masculinas de Clubes da Fifa. O mandato terá validade entre os anos de 2025 e 2029.
O anúncio foi realizado por Mattias Grafström, secretário-geral da Fifa, e posiciona Leila como uma das principais vozes da América do Sul no cenário internacional da modalidade.
A nomeação marca mais um capítulo de relevância institucional para o Palmeiras, sob gestão de Leila, e reforça a presença feminina nos bastidores do futebol mundial, ainda majoritariamente ocupados por homens.
Leila é a única mulher entre os dirigentes indicados para o novo ciclo do comitê, o que aumenta ainda mais o simbolismo de sua participação.
“É uma honra integrar um órgão criado pela Fifa para fortalecer ainda mais os clubes de futebol, depois do sucesso estrondoso alcançado pelo Mundial de Clubes realizado neste ano nos Estados Unidos”, declarou a presidente alviverde em nota oficial.
Ela também reforçou o compromisso institucional de sua atuação: “Como presidente de um dos maiores clubes do mundo, estou sempre à disposição das entidades e organizações para contribuir com o crescimento da indústria do futebol e a valorização deste produto fascinante”.
Representatividade brasileira nos comitês da Fifa
Além de Leila Pereira, o CEO do Botafogo, Thairo Arruda, também foi nomeado pela Fifa. Ambos serão os únicos representantes de clubes brasileiros nos comitês internacionais durante o próximo ciclo.
Thairo integrará o Comitê de Stakeholders do Futebol Masculino, enquanto Leila participará diretamente da Comissão de Competições, com foco na organização dos torneios de clubes ao redor do mundo.
Thairo dividirá espaço com nomes como Don Garber (CEO da Major League Soccer), Marc Lenz (Bundesliga) e Phillipe Diallo (Presidente da Federação Francesa de Futebol). Já Leila estará em um dos comitês mais estratégicos, que avalia formatos e regulamentos de competições como o Mundial de Clubes, a ser ampliado em edições futuras.
Gestão vitoriosa no Palmeiras
Desde que assumiu a presidência, Leila Pereira acumulou uma sequência expressiva de conquistas. Sob sua gestão, o time masculino levantou sete troféus: dois Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023), três Paulistas (2022, 2023 e 2024), além de uma Recopa Sul-Americana (2022) e Supercopa do Brasil (2023).
Enquanto a presidente ganha relevância nos bastidores da Fifa, o time comandado por Abel Ferreira segue sua campanha no Campeonato Brasileiro.
Os próximos compromissos do Palmeiras incluem dois jogos em casa: contra o Juventude, no sábado (11), às 19h, e diante do Red Bull Bragantino, na quarta-feira (15), também às 19h.