Após garantir a classificação do Flamengo às semifinais da Libertadores, o técnico Filipe Luís revelou um momento decisivo dos bastidores da vitória sobre o Estudiantes, nos pênaltis, em La Plata. O treinador compartilhou uma conversa de virada de chave com o herói da noite, Agustín Rossi, ainda no intervalo.
Segundo Filipe, Rossi se dirigiu ao vestiário bastante abalado pela falha no gol de Benedetti, nos acréscimos do primeiro tempo. O resultado, que prevaleceu até o apito final, colocava o Flamengo em risco na partida, pois já não lhe concedia mais vantagem.
Ainda assim, o ambiente no vestiário foi de apoio ao camisa 1, conforme relatou Filipe Luís.
“O Rossi tem a nossa confiança, o carinho dos jogadores, e os erros acontecem. Quando um goleiro erra é fatal, tem que estar em um nível de concentração altíssimo sempre. A única coisa que falei foi ‘fique tranquilo, continue da mesma forma, porque você tem a confiança de todos'”, declarou o treinador.
Reação nos pênaltis e “promessa” cumprida
Com o empate no agregado, a classificação foi às penalidades. Foi nesse momento que Rossi assumiu a responsabilidade e protagonizou o desfecho positivo para o Rubro-Negro: o goleiro defendeu as cobranças de Benedetti e Ascacíbar.
Segundo Filipe Luís, as defesas ocorreram após uma promessa feita por Rossi aos companheiros instantes antes do início das cobranças.
“Quando veio os pênaltis, ele veio falar pra mim ‘deixa comigo, que eu errei antes e vou classificar a gente agora’. Acreditei, fez duas grandes defesas e conseguimos passar. Quando o jogador erra é importante analisar, não se esconder, ver o que aconteceu e treinar esse tipo de lance. Ele tem a confiança de todos”, completou o treinador.
Próximo adversário e datas das semifinais
Classificado com o placar de 4 a 2 nas penalidades, o Flamengo agora enfrenta o Racing na semifinal. O confronto será disputado em dois jogos: o primeiro no Maracanã e o segundo no El Cilindro, em Avellaneda.
As partidas acontecerão nas semanas dos dias 22 e 29 de outubro, conforme o cronograma da CONMEBOL.
Premiação e sequência da temporada
A vaga garantida entre os quatro melhores da competição rendeu ao clube uma premiação de 2,3 milhões de dólares, equivalente a cerca de R$ 12,5 milhões, de acordo com a cotação atual.
Enquanto se prepara para os jogos decisivos da Libertadores, o Flamengo mantém compromissos importantes no Campeonato Brasileiro. A equipe enfrenta o Corinthians neste domingo (28), às 20h30 (horário de Brasília), fora de casa.
Depois, recebe o Cruzeiro na quinta-feira (02), no Maracanã, para um “confronto direto” na disputa pelo título nacional.