O Flamengo se prepara para enfrentar o Botafogo na quarta-feira (15 de outubro), pela 28ª rodada do Brasileirão, no Estádio Nilton Santos. A comissão técnica avalia a presença de Nicolás De La Cruz por causa do gramado sintético. A decisão sairá apenas após novas avaliações internas.
Não é a primeira vez que a equipe age com cautela em pisos artificiais. De La Cruz tem apenas 15 minutos jogados em gramado sintético, no Allianz Parque. Ele nunca atuou no Nilton Santos e também não entrou em campo no estádio do Athletico-PR.
O uruguaio não está lesionado, mas lida com dores articulares desde que chegou ao Flamengo, em janeiro de 2024. A comissão técnica avalia preservá-lo no Nilton Santos, como já ocorreu em clássico contra o Vasco no início da temporada.
A presença do meia no clássico dependerá de avaliação conjunta entre Filipe Luís, o departamento médico e o próprio jogador. Durante a Data Fifa de outubro, De La Cruz aprimorou a parte tática.
O Departamento Médico do Flamengo está zerado até esta segunda-feira (13 de outubro). Erick Pulgar deixou o DM após cirurgia no pé e já treina com o grupo. Arrascaeta e Samuel Lino zeraram a fadiga física. Léo Ortiz voltou com “sangue novo” e Saúl está recuperado das dores no tornozelo esquerdo. Bruno Henrique teve julgamento de recurso adiado e está liberado.
O calendário cobra gestão de elenco. O Flamengo encara o Botafogo na quarta-feira (15 de outubro). No domingo (19 de outubro), recebe o Palmeiras no Maracanã, pelo Brasileirão. No sábado (25 de outubro), visita o Fortaleza no Castelão.
Pela Libertadores, o time enfrenta o Racing-ARG no Maracanã na quarta-feira (22 de outubro), às 21h30 (horário de Brasília). A volta será em Buenos Aires na quarta-feira (29 de outubro), também às 21h30 (horário de Brasília).
O clássico no Nilton Santos começa às 19h30 (horário de Brasília) e terá transmissão de RecordTV, CazéTV (YouTube) e Premiere.