O Fluminense avançou nas negociações para contratar o argentino Luís Zubeldía como novo técnico da equipe. O acerto ocorre dias após a saída de Renato Gaúcho, que pediu demissão na terça-feira (23), logo após a eliminação para o Lanús na Conmebol Sul-Americana.
O nome de Luís Zubeldía passou a ser o principal alvo da diretoria tricolor ainda na noite de quarta-feira (24), de acordo com o ‘ge’. As conversas com o estafe do treinador evoluíram rapidamente, e a definição de valores financeiros acelerou o processo.
A assinatura do contrato, porém, ainda depende de ajustes finais. O argentino de 43 anos está sem clube desde junho, quando deixou o São Paulo, mas esteve recentemente no radar do Internacional. O Colorado acabou fechando com Ramón Díaz e abriu caminhos para o Tricolor.
Se confirmado, ele será o primeiro treinador estrangeiro do Fluminense em quase três décadas — o último foi Hugo de León, em 1997.
Saída de Renato Gaúcho
A eliminação nas oitavas de final da competição continental culminou na decisão de Renato deixar o cargo. O treinador anunciou sua saída ainda durante a entrevista coletiva, no Maracanã, e fez suas primeiras críticas.
Já no comunicado, Portaluppi reiterou seu desconforto e direcionou críticas a setores externos.
“Muito obrigado à imensa torcida do Fluminense e que ela não se deixe influenciar por uma meia dúzia de ‘gênios’ que acham que sabem tudo, mas que na verdade estão destruindo o futebol”, escreveu o treinador.
Durante o período em que esteve no comando, o técnico liderou o time em 42 partidas, com 21 vitórias, 9 empates e 12 derrotas. Nesse intervalo, o clube chegou à semifinal do Mundial de Clubes, garantiu vaga na semifinal da Copa do Brasil e ocupa a oitava posição no Campeonato Brasileiro.
Com a saída de Renato e seus auxiliares, Alexandre Mendes e Marcelo Salles, o Fluminense será comandado de forma interina por Marcão no clássico diante do Botafogo, neste domingo (28), no Maracanã.
Luís Zubeldía
Zubeldía é considerado um técnico jovem e com estilo estudioso. Iniciou sua carreira no Lanús e passou por LDU, Racing, Alavés, Cerro Porteño e Barcelona de Guayaquil.
No São Paulo, substituiu Thiago Carpini em abril de 2024 e somou 85 jogos, com 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas.
Durante sua passagem pelo clube paulista, o treinador conquistou 13 jogos de invencibilidade no início, chegou às quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, mas encerrou o vínculo após sequência de resultados negativos e reformulação financeira da diretoria.
Próximos passos
Zubeldía é aguardado no Rio de Janeiro neste fim de semana para concluir os trâmites do contrato. Enquanto isso, a preparação para o clássico contra o Botafogo segue sob o comando de Marcão.