Contratado durante a disputa do Mundial de Clubes, Yeferson Soteldo chegou ao Fluminense sob expectativa de reviver os bons momentos vividos no Santos. O desempenho do atacante, porém, tem gerado críticas na mídia esportiva – tanto pela produção em campo quanto pela insistência de Renato Gaúcho em utilizá-lo como primeira opção no banco de reservas.
Desde que estreou pelo clube das Laranjeiras, Soteldo participou de 11 partidas, acumulando apenas uma vitória, um empate e nove derrotas. O aproveitamento de 12% contrasta com a expectativa criada em torno de seu nome.
Nos poucos minutos em que esteve em campo – 321 até aqui – o Fluminense marcou apenas três gols e sofreu dez.
Além do desempenho coletivo negativo, o venezuelano cometeu erros pontuais em momentos cruciais. Na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, por exemplo, perdeu a bola na origem da jogada que resultou no gol adversário.
Já na recente derrota para o Lanús, pela Copa Sul-Americana, falhou na cobertura que permitiu o cruzamento do gol argentino.
Críticas ao papel no elenco
Apesar dos resultados, Soteldo segue sendo o substituto imediato de nomes como Serna e Canobbio. Para o comentarista Eric Faria, a insistência na escolha não encontra respaldo técnico.
“Acho que o Renato tivesse que pensar em outras soluções. Eu não vi o Soteldo jogar bem no Fluminense. Não dá para entender ele ser a primeira opção, me parece um erro. Claro, ele está no dia a dia, nos treinos, mas o Soteldo não tem apresentado nada que justifique as chances que vem recebendo”, avaliou.
Opiniões semelhantes foram registradas por Lucas Musetti, do UOL Esporte, que questionou até mesmo o acerto da contratação. “Tenho certeza que nenhum analista do Fluminense aceitou essa contratação. Se tivessem visto dois jogos pelo Santos ou pelo Grêmio, o cara só se machuca. Ele não dá um gol ou assistência em três meses”.
Torcida também questiona
A impaciência da torcida também vem crescendo. Após a derrota por 1 a 0 para o Lanús, na Argentina, pelas quartas de final da Sul-Americana, tricolores criticaram nas redes sociais a entrada de Soteldo, que atuou no segundo tempo.
O próprio Musetti resumiu esse sentimento ao afirmar “que o Fluminense passa desde que o Soteldo não entre”.
Situação atual do Fluminense
Voltando ao Brasileirão, o time ocupa a 10ª colocação na tabela de classificação, com 28 pontos. A equipe volta a campo no sábado (20), quando enfrentará o Vitória, em Salvador, pela competição nacional.
A expectativa é de que Renato Gaúcho mantenha ajustes no elenco, mas ainda não há definição oficial sobre mudanças no setor ofensivo.