O goleiro Hugo Souza fez duras críticas à arbitragem após o empate do Corinthians em 1 a 1 contra o Internacional, na última quarta-feira (1º), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado no Beira-Rio veio com um pênalti polêmico assinalado nos acréscimos, que revoltou jogadores, comissão técnica e dirigentes do clube paulista.
A partida caminhava para uma vitória do Corinthians quando, aos 56 minutos do segundo tempo, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima foi chamado pelo VAR e assinalou pênalti de Cacá em Bruno Henrique.
A penalidade, convertida por Carbonero, gerou protestos imediatos da equipe visitante, que questionou tanto a decisão quanto a condução da arbitragem. Hugo Souza, por exemplo, classificou o lance como uma “disputa normal por espaço” e criticou a postura do árbitro.
“O árbitro ficou procurando motivo para dar o pênalti. Nem os jogadores do Inter reclamaram na hora. Eles começaram a pedir depois que viram a chance. Infelizmente, fomos prejudicados novamente, assim como no jogo passado”, protestou.
Além das críticas à arbitragem, Hugo também comentou a repercussão de uma fala do zagueiro Vitão, do Internacional, no primeiro turno, quando afirmou que jogava “contra 12” ao enfrentar o Corinthians na Neo Química Arena.
“Acho que o Vitão foi muito infeliz naquela declaração. Nós fizemos seis gols naquele jogo e valeram quatro. Hoje, novamente, fomos prejudicados”, declarou o camisa 1 corinthiano, reforçando que não guarda mágoas do atleta, com quem mantém boa relação.
Dorival suspenso por dois jogos
A confusão no fim do jogo também afetou diretamente o comando técnico da equipe. O treinador Dorival Júnior, que já havia recebido dois cartões amarelos anteriormente no campeonato, foi advertido novamente durante as reclamações no Beira-Rio.
Em seguida, acabou expulso por continuar protestando. Com isso, o técnico cumprirá suspensão automática de dois jogos, de acordo com o artigo 97 do Regulamento de Competições da CBF.
Dorival não poderá dirigir o time contra o Mirassol, no próximo domingo (05), nem no clássico contra o Santos, no dia 15. O auxiliar Lucas Silvestre deve comandar a equipe nas partidas.
Internacional x Corinthians – Brasileirão 2025
— Erros contra o Corinthians (@erroscontra) October 2, 2025
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
PÊNALTI MAL MARCADO em Bruno Henrique, o jogador claramente se jogou. Cacá só colocou a mão dele e contrariando completamente o protocolo do VAR, depois de… pic.twitter.com/X6XV8CUrD5
Clube estuda enviar ofício à CBF
O Corinthians avalia que foi prejudicado em dois jogos consecutivos do Brasileiro. A diretoria entende que a marcação do pênalti contra o Internacional e o lateral mal assinalado que originou o segundo gol do Flamengo, na rodada anterior, custaram três pontos à equipe.
Caso os resultados fossem diferentes, o clube estaria em 10º lugar, dentro da projeção de Dorival, e mais próximo da zona de classificação para a Libertadores.
A diretoria cogita encaminhar um ofício à CBF para questionar os critérios de arbitragem e cobrar providências, especialmente após a sequência de decisões controversas.
Situação na tabela
Com 30 pontos, o Corinthians ocupa atualmente a 13ª posição no Brasileirão. A equipe está sete pontos acima da zona de rebaixamento e dez pontos distante do G6, zona que garante vaga na próxima edição da Libertadores.