Eleito Rei da América pelo Botafogo em 2024, o atacante Luiz Henrique, do Zenit, voltou aos holofotes nesta semana. Isso porque ele aparece entre os indicados ao prêmio Jogada do Ano da France Football, ao lado de Andreas Pereira, do Palmeiras.
Os candidatos foram anunciados na segunda-feira (22), durante a cerimônia da Bola de Ouro. Torcedores podem votar no site oficial da Bola de Ouro, mediante taxa de um euro, até o dia do resultado — na próxima sexta-feira (26).
Luiz Henrique concorre pela assistência para o voleio de Andreas Pereira, na goleada do Brasil por 4 a 0 sobre o Peru, pelas Eliminatórias. O duelo ocorreu em outubro do ano passado, no Mané Garrincha, em Brasília. O próprio ex-Botafogo marcou um gol na ocasião.
Concorrentes
Entre os demais lances estão gols de Jordi Alba, pelo Inter Miami, contra o New York Red Bulls, pela MLS. Doué (PSG) na final da Liga dos Campeões, contra a Inter de Milão, também aparece, além de Mbappé (Real Madrid) contra o Manchester City.
Por fim, Lamine Yamal concorre por um lance no duelo entre Espanha e França na semifinal da Liga das Nações.
Momento de Luiz Henrique
No sábado, o ex-Botafogo decidiu a vitória do Zenit por 2 a 0 sobre o Krasnodar, campeão russo e líder de 2025/26. Ele deu assistência para Glushenkov e marcou de cabeça.
O atacante não só contribuiu com o time na caça ao líder do torneio nacional, como terminou a partida eleito o melhor em campo.
“Uma vitória muito importante para nós seguirmos na briga pelo campeonato. Um jogo muito difícil, mas soubemos nos impor, controlar e tivemos paciência. Agradeço à torcida por ter vindo ao estádio, eles são muito importantes pra gente”, celebrou o jogador.
Na próxima rodada, o Zenit enfrenta o Orenburg, em São Petersburgo, no sábado (27), às 13h30 (horário de Brasília).