Aos 38 anos, o zagueiro Gil anunciou o fim da carreira nesta quinta-feira (18). O ex-Corinthians comunicou a decisão ao ‘Esporte Record’. Ao todo, ele soma 444 jogos pelo clube e é o segundo zagueiro com mais partidas. Campeão brasileiro em 2015, marcou época sob o comando de Tite.
Gil teve duas passagens pelo Corinthians. Entre 2013 e 2016, foi peça crucial no título brasileiro de 2015. Depois, retornou em 2019, após atuar no futebol chinês. Em abril de 2023, quatro anos após o retorno, alcançou 400 partidas. Entretanto, no fim daquela temporada, saiu dos planos do clube.

Após deixar o Corinthians, Gil assinou com o Santos para a Série B e ajudou no acesso à Série A. O zagueiro rescindiu o contrato em agosto e, um mês depois, confirmou a aposentadoria. Em entrevista ao repórter Jean Brandão, do Esporte Record, ele resumiu a decisão.
“Nova fase, estou aposentado do futebol. Está definido”, disse o zagueiro.
Na mesma conversa, ele admitiu que não realizou o desejo de vestir a camisa do Flamengo. A revelação ocorreu apesar da forte identificação com o Corinthians, onde virou referência para torcedores e elenco.
“Fiz tudo o que queria, só faltou jogar no Flamengo, nem tudo é perfeito. Sou agradecido pela carreira que construí”, pontuou.
Ainda no início da carreira, Gil se destacou no Cruzeiro. Após 43 jogos pelo clube, foi vendido ao Corinthians. Pelo Timão, conquistou o Campeonato Brasileiro, o Paulista e a Recopa Sul-Americana. Além disso, atuou no futebol chinês e chegou à Seleção Brasileira.
Ao todo, disputou 444 jogos pelo Corinthians, marca que o coloca como segundo zagueiro com mais partidas na história alvinegra. No Século XXI, ele figura entre os atletas com mais jogos pelo clube.