O ex-goleiro Marcos se pronunciou sobre as críticas direcionadas a Hugo Souza após a derrota do Brasil para o Japão por 3 a 2, em amistoso realizado em Tóquio, na última terça (14).
O goleiro do Corinthians, que fez sua estreia com a camisa da Seleção principal, foi apontado por torcedores como responsável pelo terceiro gol da equipe japonesa, marcado por Ayase Ueda.
A análise pública feita por Marcos foi enfática em defesa do jovem arqueiro. Para ele, a responsabilidade não deve recair sobre Hugo, considerando o contexto da partida e a dificuldade de adaptação ao ambiente da Seleção.
“Estou vendo o pessoal comentar sobre a estreia do Hugo Souza com a camisa da seleção brasileira. Vou falar para vocês: seleção é barca, para goleiro é difícil. Por mais que a gente tenha uma experiência aqui, você pode ser o f… do seu time, ter 300 jogos no Paulista, 500 no Brasileiro, mas na seleção a gente chega lá como orelha seca”, e completou:
“E nem acho que o gol tenha sido falha do Hugo. Acho que foi muito próximo. Poderia ter sido um milagre se ele conseguisse ter tirado a bola. E talvez a decisão errada tenha sido não ter saído, porque ele é grande. Tenho certeza se ele estivesse no Corinthians, ele sairia porque lá ele tem muito mais confiança”, concluiu Marcos.
Críticas surgiram após gol decisivo
O lance que motivou as críticas ocorreu já na parte final do segundo tempo, após escanteio cobrado por Junya Ito. Ueda cabeceou com liberdade na pequena área, e Hugo não conseguiu evitar o gol.
Hugo Souza é um goleiro irregular e não tem o nível técnico para defender a seleção brasileira. Teria que evoluir muito para atingir tal patamar. Aqui a falha de hoje e minha resposta aos que me atacaram por discordar de sua convocação, emitida em 28 de maio deste ano. pic.twitter.com/mLdRpq52oo
— Mauro Cezar (@maurocezar) October 14, 2025
Com falhas defensivas também em outras jogadas, o Brasil permitiu a virada dos japoneses, que chegaram à sua primeira vitória contra a Seleção na história. Paulo Henrique e Gabriel Martinelli marcaram para o Brasil, enquanto Minamino, Nakamura e Ueda definiram o placar.
Hugo desfalca o Corinthians no clássico
Após a participação com a Seleção, Hugo Souza retorna ao Brasil, mas será ausência no jogo do Corinthians contra o Santos nesta quarta-feira (15), às 21h30, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Além do desgaste pela viagem, o goleiro recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada anterior, diante do Mirassol, e cumpre suspensão.