Thiago Silva foi eleito o jogador do mês de setembro pelo Sofascore, após desempenho destacado com a camisa do Fluminense. Aos 41 anos, o zagueiro superou meias e atacantes na avaliação da plataforma, que considerou os atletas com ao menos quatro jogos e 50% de participação nas partidas do clube durante o período.
Durante o mês, o capitão tricolor atuou em quatro partidas e recebeu nota média de 7,83 no Sofascore — a mais alta do elenco. Ele marcou um gol, registrou 33 cortes, 46 ações defensivas e manteve 92% de acerto nos passes.
Além disso, venceu 75% dos duelos que disputou e não sofreu dribles nos compromissos disputados. A regularidade e a liderança também foram determinantes para o reconhecimento, inclusive com a escolha como melhor em campo em uma das partidas.
Liderança além das estatísticas
A influência do zagueiro vai além do rendimento técnico. Antes da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, Thiago Silva fez um discurso motivacional no vestiário, alertando sobre o longo jejum do time diante do rival.
O Fluminense não vencia o clássico desde 2022, acumulando nove jogos sem triunfo até então. “Se a gente não vencer esse jogo hoje, será o décimo sem vencer esse clássico. Dez jogos. É muito, é demasiado para a qualidade e elenco que nós temos. Então, chega lá dentro, mano, dá a vida”, declarou..
Após a partida, valorizou o desempenho coletivo e pediu regularidade na reta final: “Isso aqui é apenas o recomeço nosso. A gente quer chegar lá em cima. Para isso, precisa de trabalho, um respeitando o outro, tudo que tem que ser feito para manter esse nível de atuação para cima”.
Próximo desafio no Brasileirão
O Fluminense volta a campo no sábado (4), às 21h, para enfrentar o Atlético-MG no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe busca sequência positiva sob o comando de Zubeldía, técnico recém-chegado ao clube.
Thiago Silva, preservado na rodada anterior por precaução médica, deve retornar à equipe titular.