O dono da SAF do Botafogo, John Textor, revelou os bastidores delicados que marcaram a saída do técnico Artur Jorge e o impacto no planejamento do clube em 2025. Em entrevista ao portal UOL, o empresário esclareceu que a transferência do treinador ocorreu por motivos pessoais e pegou todos de surpresa.
“Não é falta de planejamento perder o seu treinador quando ele explode sua vida pessoal no meio da temporada e decide sair”, afirmou Textor. O dirigente explicou que, por questões estratégicas, não poderia comentar o ocorrido publicamente à época.
“Ninguém queria o cargo. E eu não podia dizer isso publicamente, porque teria sido prejudicial ao Botafogo, ao clube, à marca, ao nosso espírito, ao nosso sentimento de orgulho”.
Trocas no comando e reflexos no elenco
Artur Jorge, campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro de 2024 com o Glorioso, deixou o cargo no início de janeiro para assumir o Al-Rayyan, do Catar. A saída repentina desencadeou uma busca difícil por um novo comandante.
Renato Paiva foi o escolhido, mas resistiu pouco: caiu após a eliminação no Mundial de Clubes. Em julho, o Botafogo anunciou Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti, como novo técnico.
Desde então, o clube tem buscado estabilidade. Mesmo com as eliminações precoces na Copa do Brasil e na Libertadores, a meta atual da equipe é garantir presença na próxima edição da competição continental.
Gestão e cobrança da torcida
John Textor também fez um comentário bem-humorado sobre a exigência dos torcedores após os títulos conquistados.
“Eu já disse que queria morrer no Botafogo, mas olha, acho que alguns torcedores podem me matar caso eu não vença a Libertadores todo ano (risos). Eu quero continuar fisicamente vivo!”, brincou.
O dirigente reforçou que compreende a pressão por resultados, mas destacou os riscos envolvidos na manutenção do sucesso em um futebol altamente competitivo como o brasileiro.
“As pessoas conhecem o Brasil, né? Um trabalho depois de ter conquistado o país, a Libertadores. É de alto risco”, concluiu.
Expectativas para o clássico
A próxima oportunidade para o Botafogo se recuperar em campo será nesta quarta-feira (15), quando enfrenta o Flamengo às 19h30, no Estádio Nilton Santos, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A equipe alvinegra, que hoje busca retornar ao G-4, encara o rival com a expectativa de consolidar um novo momento sob o comando de Davide Ancelotti.