O Botafogo oficializou nesta terça-feira (16) a renovação contratual do lateral-direito Mateo Ponte até dezembro de 2028. Com isso, o uruguaio de 22 anos recebeu aumento salarial e teve a multa rescisória atualizada. O vínculo anterior se encerraria em 2026.
Segundo o clube, a extensão contratual foi fruto de interesse mútuo entre diretoria e atleta. A decisão reforça a confiança da comissão técnica no jogador, que tem sido reserva imediato de Vitinho, atualmente convocado pela seleção brasileira.
Na atual temporada, Ponte disputou 29 partidas e marcou um gol.
Recusa a proposta milionária
Antes do acordo, o lateral já havia demonstrado sua intenção de permanecer em General Severiano. Isso porque seu staff rejeitou uma proposta de R$ 33 milhões do Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos na última janela.
O próprio atleta tomou a decisão de permanecer, justificando que busca evolução técnica no Botafogo e se considera bem adaptado ao Rio de Janeiro.
Trajetória no clube
Contratado em agosto de 2023 junto ao Danubio, por cerca de R$ 9,4 milhões, Ponte chegou ao Brasil com status de titular da seleção sub-20 do Uruguai.
Desde então, soma 71 jogos pelo Botafogo, com quatro gols e duas assistências. Os números podem não chamar tanta atenção, mas seu desempenho tem lhe poupado das críticas de torcedores – que estão insatisfeitos com o ano do Glorioso.
A renovação de Ponte garante ao Alvinegro a permanência de um jogador jovem, já adaptado ao clube e que demonstrou utilidade tanto no Brasileirão quanto em competições internacionais. O lateral segue integrado ao elenco principal e disponível para os próximos compromissos da equipe.
Aproveitamento com o lateral
Mesmo sem ser titular absoluto, o uruguaio conquistou números expressivos em competições eliminatórias. Quando esteve em campo no estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu todas as seis partidas de mata-mata, incluindo confrontos contra Palmeiras, Peñarol e Bragantino.
A equipe acabou eliminada da Copa do Brasil deste ano pelo Vasco, mas o revés ocorreu apenas nos pênaltis, após dois empates no tempo regulamentar. O Glorioso também deu adeus à Libertadores e agora foca todas atenções no Brasileirão.