O Palmeiras confirmou nesta terça-feira (30) que o meio-campista Lucas Evangelista rompeu o tendão posterior da coxa direita e será submetido a uma cirurgia nos próximos dias. O atleta se lesionou na derrota para o Bahia, no último domingo (28), pelo Campeonato Brasileiro.
A previsão inicial indica que o jogador ficará de fora do restante da temporada devido à ruptura total do tendão, exigindo intervenção cirúrgica. Com base no resultado, o médico ortopedista Danyel Selleguim Laghi, do Hospital Ortopédico AACD, fez a previsão:
“O tempo médio de recuperação para uma ruptura do tendão da posterior com intervenção cirúrgica é de três a quatro meses”.
Durante o segundo tempo da partida contra o Bahia, Evangelista sentiu forte dor na coxa e não conseguiu permanecer em pé para deixar o campo. O volante vivia seu melhor momento com a camisa alviverde.
Com a saída de Richard Ríos, havia se consolidado como titular e contribuído para a reorganização do sistema tático do técnico Abel Ferreira, que passou a utilizar Andreas Pereira em uma função mais ofensiva no meio-campo.
Abel Ferreira avalia opções para recompor o meio
A ausência impõe ao técnico português a necessidade de revisar a estrutura da equipe. A principal alternativa cogitada é o recuo de Andreas Pereira, que chegou ao clube para atuar como segundo volante, mas vinha sendo utilizado mais avançado, como armador pelo lado direito.
Caso opte por reposicionar Andreas, Abel pode escalar Raphael Veiga ou Mauricio na função de meia mais ofensivo. Veiga voltou a ser relacionado após tratar dores no púbis e aparece como possível titular.
Já Mauricio, que também retornou recentemente de lesão, perdeu espaço nos últimos jogos e vinha atuando como opção no banco de reservas.
Outras possibilidades em análise
Além de Veiga e Mauricio, outros nomes como Allan e Emiliano Martínez também são avaliados para a vaga deixada por Evangelista. Allan já exerceu a função de segundo volante anteriormente e é um nome de confiança da comissão técnica.
Contra o Bahia, a equipe terminou o jogo com Emiliano Martínez e Aníbal Moreno atuando juntos no meio, mas a formação demonstrou menor capacidade de construção ofensiva.
Ainda há a possibilidade de Abel manter Andreas na posição atual e buscar alternativas ofensivas com jogadores de características diferentes, como Facundo Torres ou Sosa, embora essa mudança modifique o perfil da equipe, que vinha se destacando por sua força pelo meio.
Próximo desafio
O Palmeiras volta a campo na quarta-feira (01), às 19h, no Allianz Parque, diante do Vasco, em confronto válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até lá, o treinador deverá definir o novo desenho do meio-campo da equipe, agora sem seu principal organizador.