Após o Mundial de Clubes nos Estados Unidos, o meia brasileiro Lucas Ribeiro, de 26 anos, ganhou holofotes. Ele atuava pelo Mamelodi Sundowns e se destacou no torneio com um gol e uma assistência no grupo que reuniu Fluminense, Borussia Dortmund e Ulsan HD. O desempenho ampliou o interesse de clubes e o colocou no radar do mercado.
Entretanto, a disputa pelo jogador envolveu o Fluminense. Segundo o ge, o Tricolor enviou uma proposta oficial após a competição, mas sofreu com a concorrência. No fim, o processo se alongou e o clube carioca optou por outro nome, como o de Acosta, que estava no Dallas FC.
Nesta sexta-feira (12 de setembro), Lucas Ribeiro foi anunciado pelo Cultural y Deportiva Leonesa, da Segunda Divisão da Espanha. O novo contrato tem duração de um ano. Ele estava no Mamelodi desde 2023 e, assim, troca o futebol sul-africano pelo espanhol após duas temporadas de destaque.
Além disso, o meia encerrou a atual temporada pelo Sundowns com números expressivos: 50 jogos, 21 gols e 13 assistências, conforme o Jogada10. Camisa 10 da equipe, ele foi apontado como o principal destaque do clube no Mundial de Clubes e chamou atenção justamente no confronto em que dividiu grupo com o Fluminense.
Nascido em Santa Helena (MA), Lucas Ribeiro iniciou a carreira nas categorias de base do Pinheiro. Segundo o ge, ele foi vendido ao Valenciennes, da França, aos 17 anos. Depois, passou por seis times da Bélgica. No Brasil, ele defendeu apenas as cores de Moto Club e Pinheiro na base, como registra o Jogada10.
Na passagem pelo Mamelodi, Lucas acumulou conquistas e prêmios. Na temporada 2023/24, foi decisivo na conquista do Campeonato da África do Sul e da Liga Africana de Futebol, além de chegar à semifinal da Champions da África. Já em 2024/25, foi artilheiro do principal torneio do país e vice-campeão da Liga dos Campeões africana.
Ribeiro atua fora do Brasil desde 2017, com trajetória iniciada na França e consolidada na Bélgica antes de chegar ao futebol sul-africano. Agora, ele inicia um novo capítulo na Segunda Divisão da Espanha com a camisa do Cultural y Deportiva Leonesa, em vínculo válido por uma temporada.