O Botafogo liberou Álvaro Montoro para disputar a Copa do Mundo Sub-20 no Chile pela Argentina. Antes, porém, o meia-atacante de 18 anos ainda atuará contra o Atlético-MG, sábado (20), às 18h30 (horário de Brasília), e diante do Grêmio, quarta-feira (24 de setembro), às 19h30 (horário de Brasília).
Inicialmente, a ideia do Botafogo era não liberar Montoro, já que o torneio acontece fora das Datas Fifa. Entretanto, o argentino e sua família solicitaram a cessão, e o clube aceitou o pedido.
Montoro chegou ao Botafogo em junho de 2025 e rapidamente ganhou espaço. Ele soma 17 jogos, três gols — o último no empate por 3 a 3 com o Mirassol — e uma assistência. Além disso, o clube já recusou propostas superiores ao dobro do valor pago pela contratação.
A fase de grupos para a Argentina ocorrerá entre domingo (28 de setembro) e sábado (04 de outubro). Nesse intervalo, o Alvinegro enfrentará Fluminense, domingo (28 de setembro), às 16 horas (horário de Brasília), Bahia, quarta-feira (01 de outubro), às 21h30 (horário de Brasília), e Internacional, sábado (04 de outubro), às 18h30 (horário de Brasília). Montoro, então, desfalca o Botafogo nos três duelos citados.
A final do Mundial está marcada para domingo (19 de outubro), e uma possível mudança no calendário de Montoro, e do Botafogo, está diretamente ligada ao êxito da Argentina no torneio.
Apesar de ter sido liberado para disputar a competição, Montoro não participará do período de treinos prévios com a seleção. A concentração da Argentina começa nesta sexta-feira (19 de setembro), em Buenos Aires, sem o jogador. Ele viajará após a partida de quarta-feira (24) para se juntar ao grupo comandado por Diego Placente, que seguirá ao Chile no mesmo dia.
No Mundial Sub-20, a Argentina integra o Grupo D, com Itália, Austrália e Cuba. Na edição de 2023, a seleção foi eliminada nas oitavas de final pela Nigéria, por 2 a 0.
Vale citar, ainda, que o Botafogo teve outro convocado para a competição: Jordan Barrera, liberado para defender a Colômbia. No caso do colombiano de 19 anos, a saída para o Mundial estava prevista em contrato; ele tem três minutos em campo pelo clube.
Com Montoro à disposição, o Botafogo volta a campo neste sábado (20 de setembro), às 18h30 (horário de Brasília), no Nilton Santos, pela 24ª rodada do Brasileiro, e ocupa a quinta posição, com 36 pontos.