A Copa Paulista chegará às semifinais com uma novidade inédita no futebol brasileiro: o Desafio de Vídeo (Football Video Support, FVS). A Federação Paulista de Futebol (FPF) implantará o sistema nesta fase do torneio, anunciada nesta segunda-feira (15).
Os quatro clubes envolvidos — XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grêmio Prudente — foram informados durante o Conselho Técnico na manhã desta segunda-feira sobre a mudança.
O FVS permite ao treinador solicitar revisão em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto e erro na identificação do jogador punido. Cada equipe tem direito a duas solicitações por jogo. Já o pedido é sinalizado com o gesto de girar o dedo no ar e a entrega de um cartão ao quarto árbitro.
Na sequência, o árbitro principal vai à cabine à beira do campo para rever o lance com o operador de replay. Se o desafio for confirmado, o time não perde a solicitação. Entretanto, vale ressaltar que o FVS difere do VAR: não há árbitro de vídeo e nem linhas de impedimento. Gols e cobranças de pênaltis em disputas são checados automaticamente.
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, celebrou a estreia da ferramenta no país.
“Com o apoio da CBF [Confederação Brasileira de Futebol] e da Fifa [Federação Internacional de Futebol], damos agora mais um passo com o Football Video Support estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial”.
Vale destacar que o FVS foi testado pela Fifa em categorias de base, como a Copa do Mundo Feminina Sub-20 do ano passado.
No campo, XV de Piracicaba e Comercial abrem a série em Ribeirão Preto (SP), na sexta-feira (19 de setembro), às 20 horas (horário de Brasília). A volta ocorre em Piracicaba (SP), no sábado (27 de setembro), às 18 horas (horário de Brasília).
Já Primavera e Grêmio Prudente jogam primeiro em Presidente Prudente (SP), no sábado (20 de setembro), às 17 horas (horário de Brasília), e decidem em Campinas (SP), no domingo (28 de setembro), às 15 horas (horário de Brasília).
XV e Primavera fazem o segundo jogo em casa; em caso de empate no agregado, a vaga sai nos pênaltis. As partidas terão transmissão no YouTube da Ulisses TV e do Paulistão. O campeão escolherá entre a Copa do Brasil ou a Série D de 2026.