A disputa pela liderança do Brasileirão terá novo capítulo no Maracanã, domingo (19 de outubro), às 16 horas (horário de Brasília), pela 29ª rodada. O Palmeiras soma 61 pontos, três a mais que o Flamengo, e pode manter a ponta mesmo com derrota, graças ao saldo superior.
Na quarta-feira (15 de outubro), as equipes venceram com autoridade. O Verdão virou e goleou o Red Bull Bragantino por 5 a 1, no Allianz Parque, e chegou a nove vitórias seguidas em casa no torneio. O Rubro-Negro superou o Botafogo por 3 a 0, no Nilton Santos, e retomou o embalo na briga pelo título.
Após a goleada, Abel Ferreira ressaltou o jejum no Maracanã e tratou o clássico como um obstáculo a ser encarado pelo grupo.
“Estaremos preparados para o próximo jogo, que é importante. Acho que não vencemos lá há dez ou 11 anos, então é mais um desafio para nós. Veio no momento que tinha que vir e vamos nos preparar”.
Do outro lado, Filipe Luís valorizou o adversário e falou sobre o peso do encontro no topo da tabela, sem transformar o duelo em sentença do campeonato. “Tudo pode acontecer, mas encaramos como final, igual ao de hoje”.
O tabu incomoda o Palmeiras. Desde a chegada de Abel, o time não venceu o Flamengo como visitante. No Maracanã, houve quatro confrontos pelo Brasileiro, com duas vitórias rubro-negras e dois empates. Considerando também o jogo no Mané Garrincha, em 21 de janeiro de 2021, o Flamengo venceu por 2 a 0. A última vitória alviverde no Maracanã ocorreu em 2015, por 2 a 1, com gols de Dudu e Victor Hugo, após empate momentâneo de Pará.
No primeiro turno de 2025, o Flamengo venceu por 2 a 0 no Allianz Parque. Pedro e Arrascaeta foram destaques recentes do lado rubro-negro, enquanto o Palmeiras goleou o Bragantino por 5 a 1 na rodada passada.
A partida de domingo (19 de outubro) será apitada por Raphael Claus. A CBF confirmou transmissão pela TV Globo e pelo SporTV, às 16 horas (horário de Brasília), no Maracanã.