O Fluminense anunciou na quinta-feira (25) a contratação de Luis Zubeldía, 44 anos, para substituir Renato Gaúcho, que pediu demissão após a queda na Sul-Americana. O argentino assinou até o fim de 2026 e desembarcou no Rio nesta sexta-feira (26) por volta das 10h.
Agora, a diretoria trabalha para que o nome do treinador saia no BID da CBF até a noite desta sexta-feira (26). Dando-o, portanto, condição para estar à beira do gramado no clássico de domingo (28), contra o Botafogo, no Maracanã, pelo Brasileirão.
No desembarque, Zubeldía agradeceu e comentou o reencontro com Germán Cano, a quem treinou no início da carreira do atacante no Lanús.
“Muito feliz. Agradeço ao presidente e a toda comissão. Estamos aqui para cumprir os objetivos da equipe. O reencontro com Germán (Cano) são essas coisas que te dão vida, experiência. Eu fui o treinador quando era reserva no Lanús e nas categorias de base. Isso é o lindo do futebol, que volte a encontrar com gente muito boa”, celebrou.
Programação de Zubeldía
Depois, o técnico seguiu direto para o CT Carlos Castilho, na zona oeste do Rio. Ele terá o primeiro contato com o elenco nesta sexta-feira (26) e comandará treino às 15h30. No sábado (27), ele define o time que vai a campo no clássico.
Já a comissão terá os auxiliares Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas. Zubeldía é o primeiro técnico estrangeiro do Fluminense em quase 30 anos.
O último “gringo” no comando foi Hugo de León, em 1997. O uruguaio permaneceu 20 dias no cargo e foi demitido por ser amigo de Renato Gaúcho, então jogador do clube.
Também na bagagem, Zubeldía reúne passagens por Lanús, Barcelona-EQU, Racing, LDU, Santos Laguna, Independiente Medellín, Cerro Porteño e Alavés.
Em 2023, conquistou a Sul-Americana e o Equatoriano pela LDU. No São Paulo, chegou às quartas da Libertadores e da Copa do Brasil e pediu demissão em 2025.