O Internacional encerrou o vínculo com o técnico Roger Machado após a derrota por 3 a 1 para o Grêmio, na noite do último domingo (21), no Beira-Rio, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a saída do treinador, o clube deu início à procura por um novo comandante para a sequência da temporada e, possivelmente, para o ano de 2026.
Olhando para frente, a cúpula gaúcha mira em dois nomes como potenciais substitutos de Roger: Ramón Díaz, sem clube, e Odair Hellmann. Por ora, segundo o jornalista Lucas Collar, Díaz é visto como plano A por estar livre no mercado. Entretanto, o Colorado enfrenta concorrência das seleções do Peru e da Venezuela e do Al Ahly, do Egito.
O Inter ainda avalia Luis Zubeldía, de 43 anos, que deixou o São Paulo em julho e também está livre. Um terceiro nome é Lisca, cujo último trabalho foi no América Mineiro, em 2024, com 14 jogos, seis vitórias, dois empates e seis derrotas. Tite chegou a ser cotado, mas num contexto menos palpável.
Mudança no comando técnico
A queda de Roger Machado ocorreu em meio a uma sequência de resultados negativos. A eliminação precoce nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, somada ao rendimento instável no Campeonato Brasileiro, acentuou a insatisfação da torcida e aumentou a pressão nos bastidores.
O revés diante do Grêmio foi o ponto de ruptura. No momento da demissão, o Inter ocupava a 13ª posição, com 27 pontos — apenas cinco acima da zona de rebaixamento.
O presidente Alessandro Barcellos comentou a decisão: “Tomamos a decisão em conjunto o desligamento da comissão técnica, Roger Machado e seus auxiliares. Teremos a continuidade imediata com o Pablo Fernandez e preparação física do clube”, disse brevemente.
Histórico de Roger no Inter
Contratado em julho de 2024, Roger Machado comandou o time em 74 partidas, com 34 vitórias, 20 empates e 20 derrotas – atingindo um aproveitamento de 55,7%. Conquistou o Campeonato Gaúcho de 2025 de forma invicta e chegou a emplacar uma série de 16 jogos sem derrotas.
Apesar disso, o desempenho da equipe em 2025 caiu consideravelmente, o que enfraqueceu sua posição no cargo.
Juntamente com o técnico, também deixaram o clube os auxiliares Adailton Bolzan e Roberto Ribas, o preparador físico Paulo Paixão e o analista de desempenho Guilherme Marques.
Nomes cogitados
Como dito, a diretoria colorada também avalia Odair Hellmann, atualmente no Athletico, que soma cinco vitórias consecutivas na Série B. Ele é bem avaliado internamente por sua passagem anterior no clube gaúcho.
Apesar do interesse colorado, Odair adotou um discurso cauteloso quando questionado sobre a possibilidade de retornar ao clube: “Na vida não existe hipoteticamente. Eu estou focado e concentrado no Athletico para que a gente consiga o objetivo de subir”.
Situação do clube
Enquanto define o novo técnico, o elenco será comandado interinamente por Pablo Fernandez, integrante da comissão técnica permanente. O desafio do próximo comandante será recolocar o Inter na parte superior da tabela e evitar riscos maiores na reta final do Campeonato Brasileiro.
O Internacional volta a campo no sábado (27), quando enfrentará o Juventude, fora de casa, às 18h30 (horário de Brasília). Até lá, a busca por um novo nome continua como prioridade da direção.