HomeFutebolRamon Abatti Abel é denunciado pelo STJD

Ramon Abatti Abel é denunciado pelo STJD

Árbitro Fifa de Santa Catarina, Ramon Abatti Abel voltou a ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em 2025, menos de um ano após enfrentar situação semelhante. A nova denúncia ocorre após o clássico entre São Paulo e Palmeiras, válido pelo Campeonato Brasileiro, que terminou com vitória palmeirense por 3 a 2, no Allianz Parque.

Anteriormente, em maio deste ano, o árbitro já havia sido acusado por não aplicar corretamente a chamada “regra dos oito segundos” — que determina o tempo limite de posse do goleiro — durante a partida entre Palmeiras e Botafogo. Na ocasião, Ramon foi advertido. Agora, novamente enquadrado no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o catarinense pode ser suspenso por até 120 dias.

Essa reincidência reforça as críticas sobre sua atuação em jogos decisivos. Em 2024, Ramon já havia sido contestado pelas decisões na partida entre Palmeiras e Fortaleza, também no Allianz Parque. Naquele empate por 2 a 2, tanto os cearenses quanto os paulistas criticaram sua condução dos lances. O árbitro foi temporariamente afastado junto com outros colegas que erraram em confrontos envolvendo Flamengo e Fluminense.

Embora envolvido em polêmicas, Ramon representou o Brasil no último Mundial de Clubes, realizado nos Estados Unidos, e chegou a ser cotado para integrar o quadro da próxima Copa do Mundo. Contudo, o novo episódio lança dúvidas sobre a constância de seu desempenho em jogos de grande repercussão.

Enquanto aguarda julgamento, o árbitro está afastado das competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), incluindo a Série A. Com isso, também deixa de receber remuneração por essas partidas. A expectativa é que ele seja ouvido pelo STJD nas próximas semanas.

A CBF divulgou os áudios do VAR referentes ao clássico paulista, especialmente em dois lances contestados pelo São Paulo: um possível pênalti sobre Tapia e a não expulsão de Andreas Pereira. Em ambos os casos, o árbitro de vídeo Ilbert Estevam da Silva concordou com as decisões tomadas em campo por Ramon.

Além de Ramon, o VAR da partida também foi denunciado pelo STJD. Para o comentarista Arnaldo Ribeiro, esse movimento representa uma situação rara no futebol brasileiro. “Essa dupla, o árbitro e o VAR, o jogo foi tão escandaloso que eu acho que eles teriam que ser objetos de investigação, sim, dessa vez. Quase como uma coisa inédita”.

Arnaldo ainda questionou a condução da arbitragem: “O que aconteceu no jogo todo? Qual foi a sua orientação? Você recebeu alguma orientação da chefia de arbitragem antes desse jogo? Qual foi o critério que se utilizou dessa vez?”.

Segundo ele, embora geralmente critique punições do STJD por julgá-las políticas, entende que neste caso é preciso ir até o fim: “Eu entendo e defendo que esse caso seja investigado, esse jogo seja investigado até o fim. Não o campeonato, esse jogo, até o fim”.

Latest articles

Reunião do Atlético-MG pode confirmar barca de saídas

A direção da SAF do Atlético definiu para esta semana uma reunião estratégica que...

SBT emite nota oficial e confirma desligamento de apresentador renomado

O vínculo profissional entre Geraldo Luís e o SBT foi encerrado oficialmente nesta terça-feira...

Gabigol crava campeão da Copa Libertadores

Na última segunda-feira (10 de novembro), durante a Kings League Brasil, Gabigol, atacante do...

Torcida do Internacional protesta em frente ao Beira-Rio

A torcida do Internacional voltou a protestar em frente ao Beira-Rio na manhã desta...

Reunião do Atlético-MG pode confirmar barca de saídas

A direção da SAF do Atlético definiu para esta semana uma reunião estratégica que...

SBT emite nota oficial e confirma desligamento de apresentador renomado

O vínculo profissional entre Geraldo Luís e o SBT foi encerrado oficialmente nesta terça-feira...

Gabigol crava campeão da Copa Libertadores

Na última segunda-feira (10 de novembro), durante a Kings League Brasil, Gabigol, atacante do...

Torcida do Internacional protesta em frente ao Beira-Rio

A torcida do Internacional voltou a protestar em frente ao Beira-Rio na manhã desta...

A declaração de Riquelme após a vitória do Fluminense

Riquelme Felipe participou diretamente de um gol pela primeira vez no profissional do Fluminense....

Justiça autoriza, e o Vasco receberá valor milionário; veja

O Vasco da Gama recebeu autorização judicial para contratar empréstimo de R$ 80 milhões...