Kylian Mbappé, do Real Madrid, manifestou apoio público a Lamine Yamal, jovem destaque do Barcelona, que tem enfrentado críticas relacionadas à sua vida pessoal. Em entrevista à emissora Movistar, o francês pediu mais respeito ao espanhol de apenas 18 anos.
Na declaração, Mbappé reconheceu o talento de Yamal e ressaltou que o foco deve estar no desempenho esportivo. “Você pode ver que [Lamine] tem paixão pelo futebol e isso é a única coisa que ele não pode perder”, afirmou o camisa 10 da seleção francesa.
Além de elogiar a qualidade técnica do jovem, o atacante francês enfatizou a necessidade de se respeitar a idade de Yamal.
“[Lamine] é um grande jogador de futebol, mas na vida ele é um garoto de 18 anos”, disse. “Aos 18 anos, todo mundo comete erros. Ele vai viver a vida dele. Devemos olhar apenas para o que ele faz em campo. O resto não importa, desde que não seja nada sério. Ele é um jogador com muito talento”.
O momento turbulento de Lamine
Yamal, eleito pelo segundo ano consecutivo o vencedor do Troféu Kopa de melhor jogador sub-21 do mundo, está em evidência não apenas pelo que tem feito em campo, mas também por situações extracampo.
Recentemente, ele foi pivô de uma controvérsia entre o Barcelona e a seleção espanhola após ter sido convocado para a Data Fifa e, posteriormente, cortado para tratar uma lesão. O episódio alimentou discussões sobre sua real condição física e seu planejamento de jogos.
A crítica pública de Mbappé surge como resposta direta ao que o francês vê como um excesso de exposição. “As pessoas falam sobre a vida pessoal dele, mas acho que deveriam deixá-lo em paz”, declarou o atacante, que também iniciou sua carreira profissional aos 16 anos.
Apesar das dificuldades fora das quatro linhas, Yamal tem mantido boas atuações pelo Barcelona. O jogador soma dois gols e três assistências na atual edição de La Liga. Esta já é sua terceira temporada como titular na equipe principal, tendo feito sua estreia no campeonato espanhol em 2023, com apenas 15 anos.