O Flamengo retorna nesta quinta-feira (25) ao estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina, palco de uma lembrança histórica de 1992. Na ocasião, o clube carioca empatou por 1 a 1 com o Estudiantes, garantindo classificação à semifinal da extinta Supercopa Libertadores.
Agora, volta ao local para disputar com os mesmos adversários uma vaga entre os quatro melhores da atual edição da Libertadores. A partida está marcada para às 21h30 (horário de Brasília).
Apesar de serem campeões continentais, Flamengo e Estudiantes se enfrentaram apenas em competições extintas, como a Supercopa Libertadores, torneio destinado a clubes que já haviam vencido a Libertadores.
Todos os confrontos aconteceram entre 1988 e 1994, totalizando oito partidas. O Rubro-Negro leva vantagem com três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
Palco das quartas de final 2025
O único jogo oficial entre as equipes no estádio Jorge Luis Hirschi ocorreu em 29 de outubro de 1992. Comandado por Carlinhos, o Flamengo entrou em campo com Gilmar; Fabinho, Júnior Baiano, Rogério e Piá; Uidemar, Marquinhos, Júnior; Luís Antônio, Paulo Nunes e Gaúcho.
Marquinhos marcou o gol rubro-negro, e o árbitro da partida foi Ernesto Filippi, do Uruguai.
A partida e seus desdobramentos
O Flamengo havia vencido o jogo de ida no estádio de Moça Bonita por 1 a 0 e, portanto, jogava pelo empate. O gol no empate em La Plata saiu dos pés de Marquinhos após passe de Júnior.
O confronto terminou em confusão generalizada, com torcedores argentinos invadindo o campo e agredindo o árbitro e um policial. Mesmo assim, o Rubro-Negro avançou para enfrentar o Racing na semifinal.
Contexto atual do Flamengo
Já o reencontro entre as equipes teve novamente muita polêmica, dadas devidas proporções. O Rubro-Negro venceu o jogo de ida por 2 a 1 em um jogo polêmico no Maracanã, com gols de Pedro e Varela antes dos 10 minutos.
Agora, a delegação rubro-negra conta com reforços para buscar a sonhada vaga na semifinal da Conmebol Libertadores: Jorginho. O meia está de volta aos relacionados e acompanhará o grupo na Argentina.
Jorginho esteve fora das últimas quatro partidas por conta de um edema na coxa esquerda. Recuperado, o meia participou do treino com o elenco apenas na terça-feira (23) e, por isso, ainda é dúvida para escalação.
“Estamos trabalhando para recuperá-lo para quinta-feira. Vamos ver se conseguimos ter a volta dele. É muito importante para a gente. Um líder fora e dentro do campo. Se recuperar, vai ajudar muito”, disse Filipe Luís em coletiva.
Reencontros após três décadas
O último confronto entre Flamengo e Estudiantes em La Plata havia ocorrido em 1994, no estádio José María Minella, quando os argentinos venceram por 2 a 0 após empate sem gols no Maracanã. Naquele ano, o time argentino avançou, mas foi eliminado pelo Cruzeiro na sequência da Supercopa.
Ao longo da história, a maioria dos duelos entre os dois clubes foi marcada por equilíbrio. Aliás, até a atual edição da Libertadores, eles nunca haviam se enfrentado pelo torneio principal da Conmebol.