O Santos oficializou, nesta quarta-feira (24 de setembro), o primeiro contrato profissional do goleiro Arthur do Vale, de 16 anos. O vínculo é válido até 31 de março de 2028. O arqueiro é revelado nas categorias de base e acumula convocações para seleções brasileiras de base.
Arthur chegou ao Santos em 2020, aos 11 anos, e participa de treinos com o elenco profissional. O antigo contrato de formação terminaria em fevereiro de 2026, mas o Peixe antecipou a valorização do jogador, que integra o elenco sub-17.
O goleiro comentou a rapidez da ascensão e projetou mais espaço no clube e na Seleção.
“Foi tudo muito rápido. O futebol tem essas acelerações. Graças a Deus eu consegui essa alavancagem de maneira ágil. Vou fazer de tudo para cada vez mais ter oportunidades tanto no Santos como na Seleção Brasileira. Agradeço muito ao Clube por todas as oportunidades e a formação que estou tendo aqui dentro”.
Natural de Vitória (ES), Arthur iniciou no futsal. Ele chamou a atenção do Santos em 2018, durante a Dani Cup, em São José do Rio Preto. O clube passou a observá-lo em períodos de adaptação, e a chegada para o time santista ocorreu em 2020.
O goleiro tem histórico recente nas seleções de base. No ano passado, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-15, para disputar a Copa 2 de Julho, na Bahia. Em julho, o técnico Dudu Patetuci chamou Arthur para a primeira fase de preparação do Brasil sub-17.
Nesta temporada pelo Sub-17, Arthur soma 12 jogos pelo Paulista, quatro no Brasileiro e três na Copa do Brasil, além de torneios extraoficiais como Copa Futam, Copa Puma, Copa Ibrachina e Alcans Cup. Ele totaliza 19 partidas e é titular absoluto no estadual.
Em janeiro, o goleiro foi “convocado” para treinar com os goleiros da Copinha. Ele não pôde ser inscrito, pois o prazo havia terminado, mas auxiliou o grupo durante as atividades.
Atualmente, Arthur do Vale integra o elenco sub-17 do Santos e treina com a equipe profissional.