Tiquinho Soares é ausência confirmada no Santos para o clássico contra o Corinthians, na próxima terça-feira (15), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro.
O camisa 9 do Peixe recebeu o terceiro cartão amarelo durante a derrota por 3 a 0 para o Ceará, no último domingo (5), na Arena Castelão. Segundo a súmula da partida, Tiquinho foi advertido aos 39 minutos do segundo tempo por “reclamar ou protestar ostensiva e ofensivamente contra decisão da arbitragem”.
Esta será a primeira vez que o centroavante ficará de fora de um jogo por suspensão desde sua chegada ao clube.
Situação de Tiquinho e impacto técnico
Apesar de ser o segundo maior salário do elenco — atrás apenas de Neymar —, Tiquinho não conseguiu se firmar como titular na equipe de Vojvoda. O jogador de 34 anos foi utilizado em 22 partidas como titular, mas soma apenas dois gols no Brasileiro, ambos em cobranças de pênalti.
Internamente, a comissão técnica avalia que o atacante tem dificuldades para sustentar uma performance regular durante os 90 minutos. O clube recusou propostas de equipes da Arábia Saudita e da China no meio do ano, mantendo o atleta no elenco após tê-lo envolvido na negociação que levou o zagueiro Jair ao Botafogo.
Ascensão de Lautaro Díaz
Tiquinho perdeu espaço para Lautaro Díaz, argentino de 26 anos emprestado pelo Cruzeiro. O atacante chegou ao clube na última janela de transferências e rapidamente assumiu a titularidade, somando dois gols em quatro jogos, todos com bola rolando.
Contra o Grêmio, por exemplo, Vojvoda utilizou Tiquinho no segundo tempo ao lado de Lautaro. Apesar de começar bem, o camisa 9 perdeu uma chance clara e teve rendimento abaixo do esperado.
Outros desfalques e possíveis retornos
Além de Tiquinho, o Santos pode não contar com o zagueiro Alexis Duarte, convocado pela seleção do Paraguai para os amistosos contra Japão (10) e Coreia do Sul (14). O defensor terá pouco tempo de recuperação antes do clássico e pode ser preservado pela comissão técnica.
Por outro lado, o meio-campista Victor Hugo, em fase final de transição após lesão na coxa direita, pode reforçar o elenco. O lateral-direito Mayke, fora do último jogo por inflamação no joelho, também está em observação.
Já Neymar segue fora, ainda em recuperação de uma lesão muscular na coxa, com previsão de retorno apenas para novembro.