O São Paulo divulgou na tarde de sexta-feira (10) um boletim médico com atualizações sobre os jogadores que estão em tratamento no departamento médico. Entre os destaques, Calleri e Rafael Tolói apresentaram evolução significativa nas respectivas recuperações e devem iniciar nova fase nos treinamentos a partir da próxima semana.
Calleri completou a etapa de fisioterapia e será integrado ao grupo de preparação física nos próximos dias. O argentino não atua desde o dia 16 de abril, quando participou do empate diante do Botafogo, no MorumBis.
Em maio, passou por cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Desde então, ficou afastado dos gramados por quase seis meses.
A expectativa no clube é de que o atacante esteja apto a retornar aos jogos oficiais ainda neste mês de outubro. De acordo com o jornalista Alexsander Vieira, setorista do São Paulo, o jogador será entregue ao setor físico já na próxima segunda-feira (13).
Tolói inicia atividades leves com bola
Outro nome em processo avançado de recuperação é Rafael Tolói. O defensor ítalo-brasileiro está fora desde 29 de setembro, após lesionar a coxa esquerda. Nesta semana, o atleta voltou a realizar trabalhos leves com bola no campo, acompanhado por membros da fisioterapia.
Caso não sinta dores na sequência, ele também deverá iniciar a transição física com o restante do elenco nos próximos dias. Tolói tem apenas três jogos pelo clube desde seu retorno, em agosto.
Situação de Luan, André Silva e Ryan
Além de Calleri e Tolói, o boletim médico também trouxe informações sobre outros três jogadores. Luan, que está em recuperação de uma lesão no músculo adutor da coxa direita desde o dia 21 de setembro, continua em tratamento clínico com foco em fortalecimento muscular.
Ryan e André Silva enfrentam recuperações mais longas. O primeiro se recupera de cirurgia realizada no dia 30 de julho para correção de uma ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão meniscal.
Já André sofreu lesões nos ligamentos cruzado posterior e anterior do joelho direito, em 24 de agosto. Ambos seguem sob cuidados da fisioterapia.
Tricolor segue monitorando retornos
O boletim foi assinado por Felipe Marques, Coordenador de Saúde e Performance do clube, e reforça a política de comunicação clara sobre o estado físico do elenco. A expectativa é que Calleri seja o primeiro do grupo a estar à disposição do técnico Hernán Crespo.
Caso a evolução continue sem intercorrências, o atacante poderá reforçar o time ainda antes do término de outubro.