O São Paulo enfrenta a LDU em Quito, nesta quinta-feira (18). A partida começa às 19 horas (horário de Brasília) e vale a ida das quartas da Libertadores. O duelo ocorre no Rodrigo Paz Delgado, segundo maior estádio equatoriano, a 2.734 metros de altitude.
Entretanto, o histórico tricolor na capital equatoriana é negativo: três jogos, três derrotas, com nove gols sofridos e três marcados. O São Paulo, portanto, vai a cmpo tentando quebrar um tabu e alcançar um feito inédito para sair em vantagem na briga pela classificação.
Até hoje, no retrospecto geral do confronto, os clubes se enfrentaram seis vezes, com três vitórias para cada lado. Quem avançar enfrentará Palmeiras ou River Plate.
O primeiro encontro de São Paulo e LDU, em Quito, ocorreu em 4 de março de 2004, na fase de grupos da Libertadores. Na ocasião, a equipe mandante venceu por 3 a 0. Em 22 de setembro de 2020, novamente pela fase de grupos, o São Paulo perdeu por 4 a 2. Antes, havia vencido no Morumbis por 3 a 0, mas acabou eliminado, enquanto a LDU avançou em segundo.
Em 2023, pelas quartas de final da Sul-Americana, a equipe paulista perdeu por 2 a 1 em Quito. Venceu o jogo de volta, porém caiu nos pênaltis, e a LDU foi campeã contra o Fortaleza.
De volta ao tema ‘tabu’, vale destacar que, desde a chegada de Hernán Crespo, o São Paulo quebrou dois. Venceu o Atlético por 2 a 0 e superou o Botafogo por 1 a 0. Para chegar às quartas, o Tricolor eliminou o Atlético Nacional, enquanto a LDU bateu o Botafogo.
Aliás, o São Paulo venceu o Barcelona-EQU por 2 a 0 na fase de grupos de 2024. Foi sua primeira vitória no Equador pela Libertadores. Em casa, levou a melhor em todos os duelos contra a LDU no Morumbis.
O técnico da LDU, Tiago Nunes, soma quatro confrontos contra o São Paulo, com duas derrotas e dois empates.