A lista de convocados da Seleção Brasileira, divulgada na quarta-feira (1º) por Carlo Ancelotti, para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, movimentou a imprensa europeia. A presença de atletas do Real Madrid gerou críticas de veículos espanhóis, que demonstraram preocupação com a condição física dos jogadores e questionaram os critérios do treinador italiano.
Entre os 26 nomes anunciados por Ancelotti, o destaque ficou por conta dos retornos de Rodrygo e Vinícius Júnior, ausentes nas últimas convocações por diferentes motivos.
Vini não foi relacionado anteriormente por estar suspenso para uma das partidas das Eliminatórias, enquanto Rodrygo havia sido deixado de fora por decisão técnica. Já Éder Militão volta após se recuperar da grave lesão no joelho sofrida em novembro de 2024.
Sobre Rodrygo, Ancelotti destacou a versatilidade do atacante: “Ele tem características técnicas muito importantes e pode jogar em todas as posições [do ataque]. Ajudará muito”.
Críticas da imprensa espanhola
A imprensa de Madri reagiu negativamente à decisão de convocar jogadores do Real. O jornal As publicou a manchete “Ancelotti não tem piedade do Madrid”, ao destacar que o técnico levou três dos quatro brasileiros do clube.
A publicação apontou a convocação de Militão, ainda em fase de recuperação, como exemplo de imprudência e sinalizou um possível desgaste físico aos atletas, que vivem uma sequência intensa de jogos na temporada europeia.
O Sport, outro veículo espanhol, foi além e sugeriu favoritismo na convocação, insinuando que a proximidade entre Ancelotti e os atletas do Real Madrid influenciou na escolha.
A matéria sugeriu que o técnico priorizou os nomes com os quais trabalhou recentemente no clube espanhol, enquanto nomes como Endrick, também do Real, seguem fora da lista.
Lista completa e planejamento
A Seleção enfrenta a Coreia do Sul no dia 10 de outubro, às 8h (horário de Brasília), no Estádio da Copa do Mundo, em Seul. O segundo compromisso será no dia 14, às 7h30, contra o Japão, no Estádio Ajinomoto, em Tóquio.
A convocação inclui nomes como Hugo Souza (Corinthians), André (Wolverhampton), Paquetá (West Ham), Richarlison (Tottenham), Matheus Cunha (Manchester United), além dos destaques da base como Estêvão (Chelsea) e Igor Jesus (Nottingham Forest).