A Fifa puniu a África do Sul por escalar Teboho Mokoena, suspenso, nas Eliminatórias de 2026. O 2 a 0 sobre Lesoto virou derrota por 3 a 0. A equipe caiu no Grupo C.
Nesta segunda-feira (29 de setembro), a entidade divulgou a sanção em seu site oficial. O jogo ocorreu em Polokwane, em 21 de março. O Comitê Disciplinar assinou a punição. A equipe é comandada por Hugo Broos. A decisão reverteu o placar.
A federação violou o Artigo 19 do Código Disciplinar da Fifa. Mokoena acumulou dois amarelos contra Benin e Zimbábue. Ele levou cartão em 18 de novembro de 2023, contra o Benin, e em 11 de junho de 2024, diante do Zimbábue.
Mokoena começou a partida como titular. Em campo, Ratomo e Jaylen Adams marcaram na segunda etapa. Depois, o triunfo virou revés administrativo por 3 a 0.
Agora, os ‘Bafana Bafana’ aparecem em segundo no Grupo C, atrás do Benin no saldo de gols. As duas seleções somam 14 pontos. Lesoto segue em quinto, com nove. Antes da sanção, lideravam o grupo com 17 pontos.
Consequentemente, a punição reacendeu as esperanças da Nigéria. O time tem 11 pontos e está três atrás de Benin e África do Sul. Faltam duas rodadas, previstas para outubro.
Além disso, a SAFA recebeu multa de 10 mil francos suíços. A associação pode recorrer da decisão.
Ainda, a África do Sul busca voltar à Copa desde 2010, quando sediou o torneio. Apenas os líderes dos nove grupos garantem vaga direta em 2026. Os quatro melhores segundos colocados disputam um playoff antes da repescagem intercontinental.