O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou transferir partidas da Copa do Mundo de 2026 por motivos de segurança. A declaração ocorreu no Salão Oval, na quinta-feira (25 de setembro), com críticas a cidades governadas por adversários democratas.
Questionado especificamente sobre Seattle e São Francisco, ele elevou o tom contra as administrações locais.
“Bem, essa é uma pergunta interessante, mas vamos garantir que elas estejam seguras. (Seattle e São Francisco) São governadas por lunáticos radicais de esquerda que não sabem o que estão fazendo.”
Trump citou suas políticas de segurança e movimentações recentes. Ele disse que tem viajado pelo país e mencionou Chicago, que não está entre as sedes. No mês passado, enviou a Guarda Nacional a Washington, D.C., para responder ao que classificou como emergência criminal.
“Como vocês provavelmente sabem, vamos para Memphis e para algumas outras cidades. Em breve, vamos para Chicago. Será seguro para a Copa do Mundo. Se eu achar que não é seguro, vamos para outra cidade, com certeza.”
Ele também ampliou o recado a respeito de possíveis impactos em eventos como a Olimpíada de Los Angeles-2028.
“Se eu achar que não é seguro, vamos tirá-lo daquela cidade. Então, se acharmos que alguma cidade será um pouco perigosa para a Copa, ou para a Olimpíada (de 2028), você sabe onde eles têm o direito de derrubar a Olimpíada, mas para a Copa do Mundo em particular, como eles estão sediando jogos em tantas cidades, não permitiremos. Vamos tirá-la um pouco de lugar. Mas espero que isso não aconteça.”
Os assuntos da Copa do Mundo são supervisionados pela Fifa, que determinou os locais dos jogos e seria responsável por quaisquer mudanças. Trump mantém relação de trabalho próxima com o presidente da entidade, Gianni Infantino. O sorteio está marcado para sexta-feira (05 de dezembro), em Washington.
A próxima Copa está marcada entre 11 de junho e 19 de julho de 2026 em Estados Unidos, Canadá e México, com maioria de jogos em solo americano. Seattle e São Francisco têm seis partidas previstas cada uma. A Fifa supervisiona o evento, definiu os locais e seria responsável por qualquer alteração.
Ao todo, o Mundial terá 16 cidades-sede. Nos Estados Unidos: Atlanta, Boston, Dallas, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova York/Nova Jersey, Filadélfia, São Francisco e Seattle. No México: Guadalajara, Cidade do México e Monterrey. No Canadá: Vancouver e Toronto.
Ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada sobre mudanças nas sedes do Mundial.