A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na noite de quarta-feira (24), o áudio da revisão do VAR que resultou no pênalti marcado a favor do Grêmio, nos minutos finais do empate por 1 a 1 com o Botafogo. O embate entre os times ocorreu em Porto Alegre, pela partida atrasada da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O lance em questão ocorreu aos 42′ da etapa final, quando o alvinegro vencia por 1 a 0. Na ocasião, o árbitro de vídeo Ilbert Estevam da Silva interpretou um toque no braço esquerdo de Matheus Martins como uma “ação de bloqueio” e recomendou a revisão ao árbitro de campo, Lucas Paulo Torezin.
“Vejo um atleta que salta (Matheus Martins). Com o braço esquerdo, ele faz uma ação de bloqueio e muda a trajetória da bola. Pela (câmera) inglesa, a gente consegue ver bem essa trajetória. Vocês concordam comigo que é uma ação de bloqueio para penal?”, questionou Ilbert.
Na sequência, complementou: “Rrecomendo uma revisão para possível penal por uma ação de bloqueio, ok? Vou te soltar um loop lento, porque é a melhor condição que temos para ver essa mão. Essa bola não toca no braço direito, que é um braço grudado. O braço esquerdo é um braço aberto que troca a direção.”
Após a análise das imagens, Torezin confirmou a marcação da penalidade e esclareceu:
“A bola já tinha passado do ombro dele e toca na mão. Tiro penal (…) sem sanção disciplinar, sem cartão amarelo”.
Na cobrança, Tiago Volpi converteu e garantiu o empate para o Grêmio aos 44 minutos da etapa final.
Repercussão entre jogadores e diretoria
O Botafogo reagiu de forma contundente à decisão. O diretor de coordenação de futebol, Léo Coelho, manifestou indignação logo após a partida.
“Hoje venho aqui em nome da instituição Botafogo expressar a nossa extrema indignação com o que houve aqui hoje. O que houve aqui hoje foi uma vergonha. Uma vergonha que culminou em um resultado com dois pontos na conta da arbitragem. Esses dois pontos ficarão para trás exclusivamente por conta da arbitragem”, protestou.
Nas redes sociais, o zagueiro Alexander Barboza também se revoltou: “Que raiva quando te prejudicam dessa forma, fizemos um esforço muito grande para ganhar o jogo e por negligência de outros perdemos dois pontos. Continuaremos!!! VAMOS, FOGÃO”.
O dono da SAF, John Textor, foi outro a se manifestar, classificando o episódio como “vergonhoso” em postagem feita logo após o apito final.
Situação na tabela e contexto da partida
Antes do pênalti, o Botafogo vencia por 1 a 0 com gol de Cuiabano, aos sete minutos do segundo tempo, após assistência de Marlon Freitas. A equipe carioca buscava uma vitória que a colocaria no G4 do Brasileirão.
Com o empate, chegou a 40 pontos e ocupa a quinta posição, enquanto o Grêmio subiu para o 11º lugar com o resultado.