A torcida do Botafogo levou provocações ao Estádio Nilton Santos antes do início do clássico contra o Flamengo, na noite de quarta-feira (15), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A festa, aliás, foi toda voltada a ofensas ao arquirrival.
Em ação organizada no setor Leste, alvinegros exibiram um bandeirão 3D com a imagem de um cachorro — símbolo associado ao clube — e a frase “tomei de 4 e pedi fair play”, em alusão à goleada por 4 a 1 sofrida pelo Rubro-Negro no confronto entre os times em 2023.
Além da menção ao placar do clássico de 2024, a faixa provocativa simulava uma capa de jornal com críticas à postura do Flamengo durante a pandemia de Covid-19. Na ocasião, o Rubro-Negro foi um dos defensores da retomada precoce das atividades.
O mosaico também trazia um urubu, mascote do Flamengo, segurando uma placa com a frase “o atraso do futebol brasileiro”, e referências a uma declaração feita por Rodolfo Landim. Em 2020, o então presidente rubro-negro escreveu a frase “tempos de SAF sem fair play financeiro”, em tom crítico à transição de clubes ao novo modelo de gestão.
Durante a partida, torcedores alvinegros também levantaram faixas com as frases “fair play sim, cotas justas também” e outra com a citação “eu tinha ódio do Botafogo, eles ganhavam todas”, atribuída a Zico, ex-jogador e ídolo do Flamengo.
Flamengo vence clássico e segue na briga pelo título
Em campo, no entanto, quem levou a melhor foi o time visitante. Com uma atuação consistente e superior desde os primeiros minutos, o Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 0. Os gols da partida foram marcados por Pedro, Luiz Araújo e Gonzalo Plata.
Com o revés, o Glorioso permanece com 43 pontos, na quinta colocação, mas corre risco de perder posições até o fim da rodada.