O Fluminense venceu o Juventude por 1 a 0 no Maracanã na quinta-feira (16), pela 28ª rodada, com gol de Thiago Silva no último lance. O resultado elevou a chance de o Tricolor terminar no G-6 a 42,87%, um salto de 11,94 pontos percentuais, segundo o Gato Mestre.
O avanço também refletiu as derrotas de Botafogo e Bahia nos clássicos. As quedas nas probabilidades de G-6 foram de 8,23 e 7,47 pontos percentuais. Ainda assim, as simulações indicam 74,26% para o Glorioso e 61,82% para o Tricolor.
Já o Mirassol aparece com 88,02% de possibilidade de ficar no G-6 e 49,24% de estar no G-4, após alta de 16,09 pontos percentuais. As projeções usam modelos de xG com base em 4.824 jogos desde 2013.
Vitória do Fluminense
Em campo, o Tricolor teve dificuldades para criar sem Lucho Acosta, poupado por desgaste físico. O Juventude fechou espaços e assustou com Gabriel Taliari no início e com Giovanny, que acertou a trave.
John Kennedy melhorou a presença ofensiva após o intervalo. Riquelme e Soteldo deram mobilidade no fim, mas Jandrei trabalhava com segurança até ser punido por cera e ceder escanteio.
No lance seguinte, Riquelme cruzou da direita, e Thiago Silva acertou o voleio, que encobriu Jandrei, aos 52 minutos do segundo tempo. O tento, contudo causou muita revolta da equipe gaúcha, que ameaçou deixar o campo antes do apito final.
O Maracanã recebeu 15.639 torcedores e registrou vaias pela atuação tricolor. Após o apito final, jogadores e comissão técnica do Juventude protestaram contra o longo acréscimo apontado pelo árbitro.
Com 41 pontos, o Fluminense ocupa a sétima posição da tabela e enfrenta o Vasco na próxima segunda-feira (20), no Maracanã, às 19h30. No mesmo dia, o Juventude recebe o Red Bull Bragantino às 19h (horário de Brasília), também pela 29ª rodada do Brasileirão.