A 24ª rodada do Campeonato Brasileiro reserva um confronto entre equipes que vivem momentos distintos na tabela. Botafogo e Atlético se enfrentam neste sábado (20 de setembro), às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A partida será transmitida por streaming, com exclusividade pelo Prime Video.
Atualmente na quinta colocação com 36 pontos, o Botafogo tenta se reaproximar do G-4. A equipe carioca vem de um empate por 3 a 3 diante do Mirassol, resultado que aumentou a pressão sobre o técnico Davide Ancelotti. Em contrapartida, o Atlético aparece em 13º lugar, com 25 pontos, e chega ao Rio de Janeiro após empatar por 2 a 2 com o Bolívar, na Bolívia, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.
A situação do Glorioso é delicada também no aspecto disciplinar. O clube tem nove jogadores pendurados, o que aumenta a preocupação para o confronto da próxima quarta-feira (24 de setembro) contra o Grêmio. Estão com dois cartões amarelos os atletas Mateo Ponte, Newton, Montoro, Marçal, Cuiabano, Barboza, Santi Rodríguez, Danilo e Matheus Martins.
O departamento médico alvinegro também está movimentado. Permanecem em tratamento o goleiro Neto (lesão muscular na coxa direita), o zagueiro Bastos (cirurgia no joelho), o meia Jordan Barrera (convocado para a seleção colombiana sub-20) e os atacantes Nathan Fernandes (fratura no antebraço), Artur (problema muscular na panturrilha) e Arthur Cabral (edema ósseo). Além disso, o volante Danilo, que foi substituído no intervalo da última partida, pode ser preservado novamente por sobrecarga física.
Dessa forma, a provável escalação do Botafogo deve contar com Léo Linck; Vitinho, Barboza, Kaio e Alex Telles; Danilo (ou Newton), Marlon Freitas e Savarino; Santiago Rodríguez, Montoro e Chris Ramos.
No lado mineiro, o técnico Jorge Sampaoli lida com baixas importantes. Cuello sofreu uma grave lesão no tornozelo e está fora da temporada. Já Alexsander cumpre suspensão. Além deles, seguem no departamento médico Saravia (trauma na perna), Ruan Tressoldi (recondicionamento físico), Patrick Silva (lesão na lombar) e Caio Maia (problema no joelho). A tendência é que Fausto Vera e Hulk ocupem as vagas abertas na equipe titular.
A escalação provável do Atlético inclui Everson; Natanael, Lyanco, Vitor Hugo (ou Igor Gomes, Júnior Santos ou Reinier), Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Rony e Hulk.
Por fim, a arbitragem da partida ficará a cargo de Flavio Rodrigues de Souza (SP), com assistência de Fabrini Bevilaqua Costa e Luiz Alberto Andrini Nogueira. No VAR, estará Thiago Duarte Peixoto.