O Santos anunciou, na manhã desta segunda-feira (22), a renovação de contrato do zagueiro João Alencar até 30 de junho de 2030. Aos 18 anos, a promessa já treina com o elenco profissional.
Apesar de jovem, o defensor está no clube há um tempo. Chegou em setembro de 2017, aos dez anos, e percorreu todas as categorias de base. Ele estreou no profissional em 28 de maio, em amistoso contra o RB Leipzig, em Bragança Paulista, mas ainda não disputou uma partida oficial pelo Peixe.
Alencar, porém, se recupera de uma cirurgia no menisco. Já o próprio jogador celebrou a rotina no profissional e falou sobre a recuperação.
“É um privilégio muito grande poder estar no profissional, treinando com a equipe principal. Sem dúvida, agora o objetivo é me recuperar bem, voltar na minha melhor forma e poder dar muitas alegrias para a Nação Santista. Agradeço muito ao Santos FC por todo o suporte”, vibrou.
Durante a passagem do técnico Cleber Xavier, o zagueiro foi mais observado e chegou a ficar no banco no triunfo sobre o Vitória, pelo Brasileiro. Entretanto, perdeu espaço após as chegadas de Adonis Frías e Alexis Duarte. O elenco ainda tem Luan Peres, Zé Ivaldo, João Basso e Luisão.
Valorização da base
Por sua vez, o presidente Marcelo Teixeira destacou a política de valorização dos talentos formados na base. Ele citou a parceria de Alencar com João Ananias antes de elogiar a dupla.
“Já tínhamos feito a valorização e reconhecimento do João Ananias, um zagueiro também muito promissor, que, aliás, é a dupla dele. Jogam juntos desde muito novos. O Alencar já está envolvido diretamente com o time profissional, teve um momento de contusão, mas já está recuperado”, disse.
Aliás, na sexta-feira (19), o Santos anunciou a assinatura do primeiro contrato profissional do atacante David Nogueira, destaque do sub-17. O clube tem reforçado a proteção de seus ativos nas categorias de base.