Jorge Jesus durante coletiva de imprensa (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
A Copa América chega a seus últimos dois jogos e a rotina do futebol brasileiro está prestes a voltar ao normal. Depois da decisão continental entre Brasil e Peru, neste domingo (07), o calendário rubro-negro volta à rotina de jogos com mata-mata: na próxima quarta-feira (10), o Flamengo enfrenta o Athletico na Copa do Brasil.
A estreia de Jorge Jesus será o pontapé oficial da trajetória do português no Mais Querido – caminhada que começou com grande expectativa.
Jorge chegou ao Flamengo trazendo inovações no dia-a-dia. Depois de mais de 20 dias de treinos no Ninho do Urubu, é possível listar cinco mudanças que o torcedor pode esperar da Era Jesus:
Na rotina de treinamentos, Jorge tem mostrado preferência por um esquema com dois atacantes próximos à área. No jogo-treino contra o Madureira, na Gávea, Gabigol e Bruno Henrique se posicionaram neste esquema.
Uma alteração no esquema tático rubro-negro que muda uma tendência de quase sete anos. Desde 2013, o torcedor do Flamengo se acostumou a ver o time jogando com dois pontas e apenas um homem de referência – papel desempenhado por Hernane, Alecsandro, Guerrero, Leandro Damião, Henrique Dourado, entre outros.
No jogo-treino contra o Madureira, o time foi a campo com apenas um jogador na posição de volante.
De 2018 para cá, o Flamengo se acostumou com duas opções. Com Mauricio Barbieri no comando, o time passou a jogar com apenas Cuéllar na contenção e quatro jogadores na construção de jogadas. A volta de Dorival Júnior representou o retorno de Arão ao time titular, com Diego perdendo espaço. Abel Braga trocou as peças, mas manteve dois jogadores nesta função.
Com a mudança no meio-campo, um volante perderá a a vaga entre os onze: Willian Arão ou Cuéllar. Apesar de estar sendo utilizado por Jorge como primeiro volante e da titularidade na partida contra o Madureira, a expectativa é de que o brasileiro vá para o banco – levando em conta as últimas temporadas do colombiano, é difícil que ele perca espaço, mesmo tendo tido menos tempo de trabalho com o novo técnico.
(siga nosso perfil no Instagram: @GaveaNews)
O treinador chegou ao Flamengo com um reforço de peso como presente de boas vindas. Uma das maiores carências do time titular nos últimos anos, a lateral direita ganhou o nome de Rafinha.
O multicampeão europeu é uma nova peça importantíssima para o clube e a expectativa é de que Jorge consiga extrair o máximo do lateral – tanto tática quanto tecnicamente.
Jorge Jesus chegou ao Flamengo trazendo uma nova cultura – não só nas ideias e propostas de jogo, mas também na rotina diária. Em seus treinamentos, o europeu integrou diferentes tecnologias para atingir a excelência.
É o caso do uso de drones para filmagens aéreas – imagens que servem para análise da comissão técnica e para direcionamento dos jogadores. Jorge pediu à diretoria – e foi atendido – a compra de um carrinho de golfe adaptado com uma prancheta na parte de trás. A ferramenta ajuda na orientação dos atletas durante os trabalhos.
Retirado de: Coluna do Fla
O volante Erick Pulgar terá de passar por cirurgia no pé direito e será desfalque…
A diretoria do Flamengo monitora atentamente o mercado de transferências enquanto se aproxima da contratação…
A lesão sofrida por Erick Pulgar exigiu do técnico Filipe Luís uma alteração significativa no…
O futuro de Juninho no elenco flamenguista parece cada vez mais distante do Rio de…
Giorgian De Arrascaeta provocou intensa mobilização entre os torcedores do Flamengo ao publicar uma frase…
Em meio à movimentada temporada de 2025, o Flamengo vive um cenário de destaque dentro…