Categories: Flamengo

Conmebol promove alteração no VAR para a final da Libertadores entre Flamengo x River Plate

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) decidiu promover uma alteração no VAR. Em vez de três profissionais na cabine, número que normalmente é usado, serão quatro. Essa formação já foi usada na decisão da Sul-Americana, e será repetida na finalíssima da Libertadores entre Flamengo e River Plate (ARG), no dia 23 de novembro, em Lima (Peru).

Até as semifinais dos dois torneios a Conmebol usou a formação padrão na cabine do árbitro de vídeo, que tem o VAR principal, responsável por conversar com o árbitro de campo, o AVAR 1 e o AVAR 2 (assistentes), que se dividem em analisar as imagens das revisões. É assim que também é usado pela CBF no Campeonato Brasileiro.

Para a final em Lima, porém, a Conmebol anunciou quatro profissionais na cabine: o VAR principal será o peruano Diego Hano, o AVAR 1 o chileno Piero Maza, o AVAR 2 o colombiano Alexander Guzman e a novidade, o AVAR 3, o uruguaio Esteban Ostojich. O árbitro de campo será o chileno Roberto Tobar.

A Conmebol não informou oficialmente o motivo do AVAR extra. O blog apurou que o profissional a mais cuidará exclusivamente da análise de impedimentos, deixando os outros assistentes mais livres para para outros lances, como bolas na mão, cartões vermelhos, etc. Há também o fator segurança, já que caso haja lesão do árbitro ou dos auxiliares de campo o quarto árbitro assume a função do machucado e um dos VAR’s automaticamente desce da cabine para fazer a função do quarto árbitro.

Não há no protocolo do VAR limite para que profissionais fiquem na cabine como AVAR. No primeiro documento, lançado em 2016, a previsão era de apenas um assistente para o VAR principal, o que depois se mostrou pouco. Por isso padronizou-se três árbitros na cabine, o VAR e seus dois AVARs. Mas na Copa do Mundo da Rússia, por exemplo, a Fifa usou quatro profissionais na cabine do VAR, chamada de VOR, um deles exclusivo para jogadas de impedimento.

No Brasil, a CBF testou uma formação diferente em jogos da Copa do Brasil, como revelou o blog. Mas não significa um árbitro a mais, mas sim um operador de vídeo a mais. Normalmente são dois operadores, mas nessa formação há um extra que fica exclusivo para um dos AVARs analisar lances de impedimento. Não há previsão no Brasil de que mais de três árbitros fiquem nas cabines de vídeo.

Retirado de: Marcel Rizzo

Equipe Gávea News

Recent Posts

Palpites e Odds para Botafogo X Internacional: Previsões do Brasileirão 2026

A bola rola no dia 25 de abril, às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio…

20 horas ago

Por que a MC Games está entre as melhores bets do Brasil? Confira!

Regulamentada e seguindo todas as normas necessárias, a MC Games tem se consolidado como uma…

3 dias ago

A Play é confiável, aposte junto com o Natanzinho Lima

A Play, a mais recente marca do C3B Gaming Group, estreou em 2025 com a…

3 dias ago

Palpites e Odds para Flamengo x Vitória: 5ª Fase da Copa do Brasil

O Flamengo recebe o Vitória pelo primeiro jogo da 5ª fase da Copa do Brasil.…

4 dias ago

Contratação do Alisson no Vasco seria uma boa opção?

O meio-campista Alisson, do São Paulo, está sem rumo desde o início da temporada, após…

4 dias ago

MC Games moderniza blog com layout pensando no usuário e suas preferências

A MC Games anunciou a modernização completa do seu blog oficial, com mudanças no layout,…

1 semana ago