Flamengo

Reunião da Fifa sobre Mundial de clubes irrita Conmebol e exclui o Flamengo; entenda

A reunião do presidente da Fifa, Giani Infantino, com clubes europeus e argentinos para discutir o Mundial de Clubes de 2021 gerou irritação na Conmebol e na CBF. Isso porque a entidade realizou o encontro à revelia da confederação sul-americana que nem sequer foi avisada, assim como outras federações continentais. Outro excluído foi o Flamengo que é finalista da Libertadores-2019 e postulante à vaga no torneio, apesar de os argentinos Boca Juniors e River Plate terem participado.

O encontro ocorreu na Suíça. Ainda não ficou claro de quem foi a iniciativa se dos clubes ou da diretoria da Fifa. Fato é que o presidente do Real Madrid, Florentino Perez, terminou o encontro como “eleito” presidente de uma nova associação de clubes para discutir o Mundial-2021. Foi escolhido por pouco mais de dez clubes.

Na lista dos participantes, estavam gigantes europeus e os dois argentinos, sendo o River Plate, finalista da Libertadores, e o Boca que não tem vaga na competição por enquanto. O blog apurou que o Flamengo não foi contatado ou convidado. Na avaliação interna rubro-negra, o encontro ocorreu de forma meio improvisada.

O clube vinha acompanhando os movimentos sobre a vaga no Mundial de Clubes, então, ficou surpreso com a notícia da reunião sem sua participação. Ainda mais porque Infantino esteve no Brasil para o Mundial sub-17 recentemente e nada falou sobre o tema. Há uma promessa de incluir outros times na associação no futuro, mas de forma vaga.

A irritação mesmo foi do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Ficou extremamente contrariado por sequer ter sido avisado do encontro, sendo que a confederação sul-americana tem pleito de aumentar suas vagas no torneio, além de discutir o critério de classificação. Dominguez é aliado político de Infantino.

Diante do incômodo, o presidente da Fifa foi cobrado pelos cartolas sul-americanos. A membros da Conmebol, sua explicação foi que os clubes fariam o encontro sem ele e poderia formar uma associação para pressiona-lo. Neste cenário, era melhor tomar a dianteira e participar da discussão. Não convenceu a ninguém.

Agora, é provável um encontro da cúpula da Conmebol na sexta-feira, véspera da final da Libertadores, para discutir o tema. Há previsão de que todos os presidentes de federações nacionais estejam em Lima para o jogo entre River Plate e Flamengo. Ainda não se sabe qual será a reação dos cartolas sul-americanos.

Outro discussão que ainda carece de uma definição é classificação para o Mundial tantas foram as idas e vindas da Conmebol. Primeiro, queria classificar quatro campeões da Libertadores, e dois da Sul-Americana. Depois, lançou a ideia de uma Supercopa para definir parte das vagas. A Fifa se mostrou resistente à proposta, e a confederação ainda não fechou questão sobre o tema.

Retirado de: Blog do Rodrigo Mattos

Equipe Gávea News

Recent Posts

Flamengo vai investir mais de R$ 600 milhões para contratar reforços em 2026

Após conquistar a Libertadores e encaminhar o título do Campeonato Brasileiro de 2025, o Flamengo…

2 minutos ago

Vai renovar? Rossi é sincero sobre permanência no Flamengo

A atuação decisiva de Agustín Rossi foi um dos pilares do Flamengo nas conquistas da…

12 minutos ago

Flamengo quer contratar ídolo do Fluminense

Com vínculo recente com o Wolverhampton, da Inglaterra, o atacante Jhon Arias passou a ser…

22 minutos ago

A declaração de José Boto, do Flamengo, direcionada a Abel Ferreira, do Palmeiras, após título do Brasileirão

Um dia após o Flamengo conquistar o título do Campeonato Brasileiro, o diretor de futebol…

1 hora ago

Vídeo: jogadores do Flamengo fazem festa em bar para comemorar títulos da Libertadores e do Brasileirão

Na noite de quinta-feira (5), o elenco do Flamengo se reuniu em um bar na…

2 horas ago

Flamengo enfrenta concorrência para contratar zagueiro para 2026

O zagueiro Vitão voltou a ser observado pelo Flamengo para a temporada de 2026. O…

2 horas ago