Flamengo

Reunião da Fifa sobre Mundial de clubes irrita Conmebol e exclui o Flamengo; entenda

A reunião do presidente da Fifa, Giani Infantino, com clubes europeus e argentinos para discutir o Mundial de Clubes de 2021 gerou irritação na Conmebol e na CBF. Isso porque a entidade realizou o encontro à revelia da confederação sul-americana que nem sequer foi avisada, assim como outras federações continentais. Outro excluído foi o Flamengo que é finalista da Libertadores-2019 e postulante à vaga no torneio, apesar de os argentinos Boca Juniors e River Plate terem participado.

O encontro ocorreu na Suíça. Ainda não ficou claro de quem foi a iniciativa se dos clubes ou da diretoria da Fifa. Fato é que o presidente do Real Madrid, Florentino Perez, terminou o encontro como “eleito” presidente de uma nova associação de clubes para discutir o Mundial-2021. Foi escolhido por pouco mais de dez clubes.

Na lista dos participantes, estavam gigantes europeus e os dois argentinos, sendo o River Plate, finalista da Libertadores, e o Boca que não tem vaga na competição por enquanto. O blog apurou que o Flamengo não foi contatado ou convidado. Na avaliação interna rubro-negra, o encontro ocorreu de forma meio improvisada.

O clube vinha acompanhando os movimentos sobre a vaga no Mundial de Clubes, então, ficou surpreso com a notícia da reunião sem sua participação. Ainda mais porque Infantino esteve no Brasil para o Mundial sub-17 recentemente e nada falou sobre o tema. Há uma promessa de incluir outros times na associação no futuro, mas de forma vaga.

A irritação mesmo foi do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Ficou extremamente contrariado por sequer ter sido avisado do encontro, sendo que a confederação sul-americana tem pleito de aumentar suas vagas no torneio, além de discutir o critério de classificação. Dominguez é aliado político de Infantino.

Diante do incômodo, o presidente da Fifa foi cobrado pelos cartolas sul-americanos. A membros da Conmebol, sua explicação foi que os clubes fariam o encontro sem ele e poderia formar uma associação para pressiona-lo. Neste cenário, era melhor tomar a dianteira e participar da discussão. Não convenceu a ninguém.

Agora, é provável um encontro da cúpula da Conmebol na sexta-feira, véspera da final da Libertadores, para discutir o tema. Há previsão de que todos os presidentes de federações nacionais estejam em Lima para o jogo entre River Plate e Flamengo. Ainda não se sabe qual será a reação dos cartolas sul-americanos.

Outro discussão que ainda carece de uma definição é classificação para o Mundial tantas foram as idas e vindas da Conmebol. Primeiro, queria classificar quatro campeões da Libertadores, e dois da Sul-Americana. Depois, lançou a ideia de uma Supercopa para definir parte das vagas. A Fifa se mostrou resistente à proposta, e a confederação ainda não fechou questão sobre o tema.

Retirado de: Blog do Rodrigo Mattos

Equipe Gávea News

Recent Posts

Vídeo: Edmundo comete gafe ao vivo

Durante uma transmissão ao vivo realizada em seu canal no YouTube, o ex-jogador Edmundo protagonizou…

3 minutos ago

A declaração do técnico do PSG sobre a chegada de Ancelotti ao Brasil

A confirmação da Confederação Brasileira de Futebol sobre a contratação de Carlo Ancelotti para comandar…

8 minutos ago

Veja os possíveis integrantes da comissão técnica de Ancelotti no Brasil

Carlo Ancelotti já foi confirmado pela Confederação Brasileira de Futebol como o novo treinador da…

13 minutos ago

Federações fazem cobranças à CBF

A Confederação Brasileira de Futebol enfrenta um momento delicado e decisivo em sua estrutura de…

18 minutos ago

Botafogo viaja à Europa para negociar com Firmino, diz jornalista

O Botafogo está em movimento nos bastidores do futebol internacional com o objetivo de reforçar…

23 minutos ago

Ele tem números impressionantes desde que estreou pelo Botafogo

Desde que chegou ao Botafogo no início de 2025, Artur tem se consolidado como um…

28 minutos ago