Destaques

A moda pegou? Futebol brasileiro contará com mais um técnico europeu na temporada de 2020

Após mapear o mercado da bola, a diretoria do Avaí decidiu contratar o treinador português Augusto Inácio para a disputada da Série B do Brasileirão 2020.

Inspirado no Flamengo, que atingiu seu ápice na década sob o comando do também português Jorge Jesus, o time catarinense trouxe um compatriota que conhece bem e já foi muito próximo do comandante rubro-negro.

Porém, isso foi há mais de 20 anos, quando Jesus ainda frequentava clubes menores de Portugal, Inácio fazia o mesmo caminho e ambos acabaram entrando em um atrito nada agradável.

Augusto Inácio comandará o Avaí

A briga começou quando Jesus, então treinador do modesto Felgueiras, na segunda divisão, deixou o clube e foi para o União da Ilha da Madeira, em 1997. O escolhido pelo Felgueiras para seguir o trabalho foi justamente Inácio, que conhecia Jesus há tempos, já que ambos se formaram como jogadores profissionais no Sporting.

O Felgueiras lutava pelo acesso e a temporada 1996/97 chegava ao fim, mas a história não deu certo para Inácio, que não conseguiu subir o clube de divisão.

Ao fim da competição, o novo técnico do Avaí disse que se tivesse pego o time de Jesus antes, teria conseguido o acesso, diferentemente do atual técnico do Flamengo.

O atual treinador rubro-negro não gostou nada e ambos ficaram sem se falar por quase 20 anos, até que os caminhos se inverteram.

Inácio teve seu grande ápice na carreira ao comandar o Sporting entre 1999 e 2000 ao conquistar seu único título do Campeonato Português, além de uma Copa da Liga.

Jesus já frequentava clubes médios de Portugal e teve sua subida anos depois, em 2008/09, quando fez grande campanha com o Braga e foi para o Benfica, onde se tornou ídolo.

O mundo do futebol tratou de tirar Inácio dos gramados e levá-lo ao cardo de diretor técnico do Sporting, clube que jogou e treinou.

Foi então que na temporada 2015/16, Jesus aceitou o convite dos Leões de Lisboa para ser o técnico da equipe pelas próximas três temporadas.

Ambos seguiam sem se falar e a ordem superior do Sporting foi: Jesus só assume o clube e Inácio só segue seu trabalho se fizeram as pazes.

“Almoçamos, conversamos por cinco horas e as coisas se acertaram. Somos pessoas de bom coração e isso facilitou”, disse Inácio em sua apresentação ao Avaí, sem citar se ambos seguem se falando atualmente.

A realidade é que mesmo com o acordo entre ambos, o novo treinador do Avaí perdeu poderes no Sporting e abandonou o clube meses depois para voltar ao cargo de treinador, quando assumiu o Zamalek, do Egito.

O último clube do treinador em Portugal foi o Desportivo Aves, o qual deixou na lanterna, mas que conseguiu fugir do rebaixamento nas últimas rodadas.

Retirado de: Torcedores

Equipe Gávea News

View Comments

  • Que legal a atitude do Avaí onde através da atitude de contratar um treinador conterrâneo do técnico Jesus,mostra a humildade em reconhecer o grande trabalho que o JJ tem feito no Fla e almeja implantar no time que através disso o Avaí venha dar um grande passo e se supere

Recent Posts

Flamengo anuncia contratação de novo reforço

A temporada 2025/26 ainda nem começou oficialmente, mas o FlaBasquete já dá sinais claros de…

3 horas ago

Carlos Alberto faz revelação envolvendo torcida do Flamengo

Carlos Alberto voltou a colocar o Flamengo no centro de suas declarações — e desta…

3 horas ago

Jogador afastado pelo Flamengo publica indireta nas redes sociais

A crise de espaço de Pablo no Flamengo ganhou um novo capítulo fora dos gramados.…

4 horas ago

Jorge Jesus é sondado pelo Flamengo

A derrota nas oitavas de final do Mundial de Clubes para o Bayern de Munique…

4 horas ago

Jornalista detona contratação feita pela Flamengo: “não é nada de mais…”

Nos bastidores do Flamengo, o nome de José Boto tem gerado ruído. O dirigente português,…

4 horas ago

Salário de Mikey Johnston no Flamengo é revelado

A negociação entre Flamengo e Mikey Johnston teve reviravolta nos últimos dias. Quando tudo indicava…

5 horas ago