Categories: Flamengo

Conmebol e UEFA articulam ofensiva contra Fifa por Mundial de Clubes

Uma disputa pelo futuro do futebol de clubes gerou uma união entre Conmebol e UEFA contra atitudes da Fifa.

Há uma encontro marcado para esta quarta-feira entre dirigentes das duas entidades continentais para discutir a postura da cúpula da federação internacional de negociar competições diretamente com os clubes. O resultado é imprevisível: há a possibilidade de as suas confederações articularem novos campeonatos como o Mundial Interclubes para afrontar a organização mundial.

O imbróglio começou quando o presidente da Fifa, Gianni Infantino, abrigou na sede da organização uma reunião da nova associação mundial de clubes, no final do ano passado. A iniciativa de criar o grupo foi liderada pelo presidente do Real Madrid, Florentino Perez, mas a decisão da federação internacional de receber o encontro foi vista como um aval.

Isso deixou bastante irritada a Conmebol, excluída das conversas, que tiveram participações de Boca Juniors e River Plate. Posteriormente, no Mundial de Clubes, a Fifa também conversou informalmente com o Flamengo sobre uma possível inclusão, que ainda não aconteceu. Fato é: as negociações ocorreram sem a intermediação da entidade continental que se sentiu traída.

O objetivo da Fifa ao se aproximar diretamente dos clubes é incluí-los no seu projeto do super mundial de clubes de 2021: garantir que participem e colaborem com a competição. Ao mesmo tempo, tenta abafar as tentativas dos grandes europeus de fazer um grande campeonato por conta própria.

E aí justamente o Mundial de clubes é o ponto que causa discórdia da UEFA com a Fifa. A entidade europeia, que tem batido de frente com a ideia da associação de clubes, vê o Mundial como um concorrente da Liga dos Campeões, e mais ainda uma possível super liga organizada pelos clubes.

Neste cenário, a Conmebol e a UEFA têm uma disputa com a Fifa em relação aos critérios de classificação para o novo Mundial de Clubes. A Fifa, que diz ter a palavra final sobre o assunto, só quer times classificados pela Liga dos Campeões e pela Libertadores, maior torneio continental. Já as duas confederações continentais pretendem incluir classificados pelas suas competições de segunda linha, Sul-Americana e Liga Europa.

Diante deste contexto, a Conmebol e UEFA também discutem a volta do Mundial Interclubes, como já publicou o blog do Marcel Rizzo. O torneio entre os campeões dos dois continentes seria uma forma de esvaziar a competição da Fifa. Esse torneio justamente parou quando foi substituído pelo atual Mundial da Fifa. Torneio de nações como a Nations League também podem entrar na pauta.

Retirado de: Blog do Rodrigo Mattos

Equipe Gávea News

View Comments

  • Bom eu sou a favor do Super Mundial com 24 clubes envolvendo todos os continentes. E mais que seja promovido pela FIFA de quatro em quatro anos e o país cede seria o mesmo da copa do mundo de seleções, o super mundial aconteceria no ano seguinte ao da copa do mundo isso manteria o país em evidência por mais tempo e as obras e instalações seriam aproveitados por 2 anos consecutivos. Maior turismo e mais renda pras cidades isso sim seria top.

  • Concordo tá na hora dos clubes brasileiro buscar um conhecimento em nível mundial e parar de ser estes times mediocres que não busca evoluir e a comebool mas UEFA querem só recada a UEFA quer manter os times europeus em primeira linha mantendo os sul americanos abaixo do nível deles e a comebool recadar fundo porque q até agora não criaram uma associação mundial de clube porque isto não interessa a elas

  • Imagina um mundial desse , em cada grupo de sul americanos ter,Jumentos, Liverpool, Borussia ou PSG...ae chega nas semifinais so tem europeu.

  • Totalmente desnecessário isso, na verdade o que parece é os bolsos dos dirigentes ainda não totalmente cheios! Creio que o modelo atual tem tido mais aceitação!

  • No meu ver acho sem noção, e os demais times dos outros continentes , entendo que tanto na América do Sul , como na Europa , tem clube que movimentará o mercado, mais os demais , e a tradição, eu prefiro que seja um novo mundial com todos os campeão de cada continente: Europa , Ásia, América do Sul, América do Norte e Central e Oceania , mais o Campeão do Ano Anterior e o Vice , no total de 8 em jogos de mata- mata

  • Sinto um mau cheiro da ambição, e da prepotência, da europeísmo, no futebol, que com nada contribuirá para a melhora desse esporte, no mundo, e ainda diminui a livre disputa entre os continentes, enfraquecendo o futebol.

Recent Posts

Reforços chegando ao Flamengo, valor da multa de Tite e o futuro de Arrascaeta: veja as últimas notícias do Flamengo

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentra nos bastidores do…

7 horas ago

Vídeo: atitude de Gabigol em treino do Flamengo repercute no Instagram

Liberado para treinar e atuar pelo Flamengo novamente, Gabigol mostrou ter uma qualidade importante recentemente.…

12 horas ago

Palmeiras, Bragantino, Athletico-PR, Atlético-MG e Vasco são os times mais violentos do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro é amplamente reconhecido como um dos torneios nacionais mais competitivos do planeta.…

12 horas ago

Publicação de Vini Jr bate 4 milhões de visualizações no Twitter

Em uma noite mágica no Santiago Bernabéu, o Real Madrid garantiu sua vaga para a…

12 horas ago

Liverpool-URU x Palmeiras: vidente crava resultado

Liverpool-URU x Palmeiras: vidente crava resultado

13 horas ago

Estádio com maior naming rights do Brasil não recebe jogos da série A ou B do Brasileirão

Com o calendário cheio do futebol brasileiro, a prática de vender os direitos de nome…

14 horas ago