Destaques

Forbes coloca Flamengo como primeiro gigante fora da Europa

A Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais conceituadas do mundo, abordou a passagem e saída de Jesus Jesus do Flamengo, em sua versão online. Mister, que teve seu desligamento com o clube anunciado na última sexta-feira (17), foi para o Benfica, de Portugal. Um dos pontos principais abordados pela reportagem, foi a disputa do Mundial de Clubes, contra o Liverpool.

Segundo a publicação, o Flamengo manteve um jogo taticamente e tecnicamente refinado contra os ingleses, deixando espaço suficiente para a ‘auto-expressão’ mesmo com a derrota por 1 a 0. Conhecido por sua ‘Nação’ de apaixonado, a Forbes destacou a força da torcida rubro-negra e dos títulos conquistados para que a Europa pudesse, enfim, passar a perceber e a reconhecer a equipe da Gávea como “o primeiro superclube fora do Velho Continente”.

“Na final da Copa do Mundo de Clubes, eles se enfrentaram com o Liverpool, mantendo um jogo que era taticamente e tecnicamente refinado, mas que deixava espaço suficiente para a auto-expressão. Com mais de 40 milhões de fãs e uma grande sala de troféus, a Europa começou a perceber: os brasileiros poderiam se tornar o primeiro super clube fora do Velho Continente?”, questionou a reportagem.

Além disso, a revista falou que Jorge Jesus garantiu sua vaga no ‘panteão’ dos deuses do futebol no Mais Querido, após tantas conquistas e títulos. O portal exaltou o feito de Mister no clube da Gávea:

“O treinador português transformou um clube que há muito era assombrado por seu passado e pelos auge do lendário Zico nos anos 80. Jesus, no entanto, era grande o suficiente para o Flamengo, o clube das massas do Brasil, por sua mitologia e por sua obsessão patológica pela vitória”, disse.

O futebol rubro-negro foi definido como “moderno”, “finalmente entrando na era do coletivo de alta pressão”, nas palavras da revista.

“A defesa (de Jesus) jogou em linha alta, seu time queria a posse e atacava. Esses elementos deveriam ser claros no futebol moderno, onde os três P’s, posse, pressão e posicionamento, estão na moda, mas não no contexto brasileiro”.

Entre os jogadores, a Forbes destacou a parceria de Gabigol com Bruno Henrique e colocou o zagueiro espanhol Pablo Mari como “chave para o sucesso da formação do Flamengo”. A final do Mundial de Clubes, derrota por 1 a 0 para o Liverpool, na prorrogação, é outro destaque.

Temporada de 2020

É então que a Forbes faz um contraponto ao ano mágico vivido pelo Flamengo em 2019, com o título do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores. A começar pelo Maracanã, “que já não estava mais em festa”, transformado em hospital de campanha contra a COVID-19.

Mas as dúvidas também estão dentro de campo na visão da revista, apesar do título do Campeonato Carioca. “A saída de Mari para o Arsenal alterou a dinâmica de todo o time”, escreve. Na análise, os substitutos Léo Pereira e Gustavo Henrique não têm “a mesma velocidade”, e o “jogo de passe do Flamengo está mais lento como consequência”.

Pouco mais de um mês após a renovação contratual com o Flamengo, o técnico Jorge Jesus decidiu deixar o Rubro-Negro para voltar ao Benfica, clube de seu país de origem. Com 13 meses de trabalho, o comandante deixou o Mais Querido com mais títulos do que derrotas. Foram três conquistas: Campeonato Brasileiro e Libertadores da América, ambos em 2019, e Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca, todos em 2020.

A saída – “elegante” na definição da Forbes – de Jesus para o Benfica aumenta as dúvidas; “Os técnicos brasileiros vão seguir a filosofia de jogo do português? O Flamengo pode seguir no caminho de se tornar uma peça global entre os clubes de futebol?”, questiona.

“A austeridade durante o período do presidente Eduardo Bandeira de Mello beneficiou muito o Flamengo, mas estabelecer uma hegemonia no futebol brasileiro é difícil. Nunca houve um Bayern de Munique ou Juventus no Brasil. Antes, Palmeiras e São Paulo falharam em sustentar sua superioridade quando em modos vencedores. Por que o Flamengo seria diferente?”

Sobre o sucessor de Jesus, a revista aposta em “um longo caminho para definir a direção do clube”.

“O campeão brasileiro precisa de um novo homem milagroso para repetir os triunfos de Jesus e cultivar uma filosofia progressiva. Voltar atrás e apontar um ‘medalhão’ brasileiro não é uma opção. Para competir no mais alto nível, o Flamengo simplesmente precisa continuar absorvendo novas ideias”, encerra a publicação.

Retirado de: ESPN

Equipe Gávea News

View Comments

  • Gostei da matéria, una revista de fora reconhecendo a grandiosidade do flamengo. É está poderá ser a forma com os europeu possa nos enchegar daqui para frente. Eu me lembro que em 97 o flamengo não tinha um timaço destes, mas tinha Savio e companhia e o fla meteu um 3x0 no poderoso real Madri na Espanha e no final daquele ano o real Madri ganhou do Vasco o mundial de 97 já com o savio no time dos galácticos. Ponha no Google para ver os melhores momentos de Real 0x3 Fla 97 o flamengo humilhou o real e 3x0 foi pouco para o fla naquele jogo.

  • Sobretudo o novo treinador precisa ser um estudioso de futebol,conhecedor tático, detestar a derrota, manter o time atacando sempre com um sistema agressivo de jogo,manter a pegada de predador, jogando pra frente, pra cima durante o jogo todo.

  • O time é bom! é caro! O clube tem estrutura! Um CT moderno, e atendeu na medida do possível, todas as exigências do treinador! Entrou em outro patamar! Por tudo isso, o novo treinador precisa ser bem estudado, precisa ser acima de tudo competente! Jogar pra cima, fazer uma marcação alta, mas mostrar a sua cara, e conquistar a torcida! receita pra o sucesso, fora desse contexto, todo trabalho, e todo investimento pode ir por água abaixo!

Recent Posts

Presidente da CBF abre o jogo sobre mudanças no calendário

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara um novo modelo de calendário para os próximos…

4 horas ago

Definidos! Flamengo revela relacionados para enfrentar o Barcelona

O Flamengo confirmou os atletas relacionados para a final do Mundial de Clubes Sub-20. O…

4 horas ago

Alvo do Vasco, cria do Ninho já curtia posts do clube quando estava no Flamengo

Ainda vinculado ao Flamengo, Matheus França protagonizou, em 2023, um gesto que gerou desconforto entre…

6 horas ago

Presidente do Fluminense fala sobre estádio do Flamengo: “coragem…“

O debate sobre a construção de um estádio próprio pelo Flamengo ganhou elogios do presidente…

7 horas ago

Jogador do Flamengo é citado por Luiz Henrique, ex-Botafogo, como o mais difícil de driblar

Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo, tem chamado atenção dentro e fora de campo. Recentemente, Luiz…

8 horas ago

Léo Ortiz, do Flamengo, entra na mira de clube da Europa

O mercado europeu segue de olhos bem atentos ao futebol brasileiro. Desta vez, quem ganhou…

8 horas ago