Destaques

Maracanã estuda até gramado híbrido, mas queixas do Flamengo motivam reforma emergencial

Melhor visitante do Brasileiro, com nove dos 11 pontos conquistados fora de casa, o Flamengo volta a jogar no Maracanã amanhã, contra o Fortaleza. Será o reencontro com um dos seus adversários na tentativa de apresentar um futebol ainda mais bonito do que contra o Bahia: o gramado do seu estádio.

Segundo relatos de jogadores e da comissão técnica apurados pelo ‘O Globo’, o fato de não ter vencido em casa, onde conseguiu apenas dois empates e uma derrota, passa pela má qualidade do piso. Para ser exato, o sentimento no vestiário rubro-negro é de inconformismo pelo palco não proporcionar a velocidade de jogo requerida pela equipe.

“Pior gramado do Brasil, disparado. Jogo fica mais lento, não é desculpa”, contou uma fonte do clube à reportagem.

Não à toa a empresa que gerencia o Maracanã, representando tanto Flamengo como Fluminense, vai colocar em prática um novo cronograma de manutenção ao longo de 11 dias sem jogos no mês de setembro, entre 16 e 27. É a única brecha possível este ano.

— Existe um estudo para mais uma troca. A gente já trocou a área norte, pegando a grande área. E vamos aproveitar a janela de 11 dias para avançar mais um pouco — explicou o CEO do Maracanã, Severiano Braga.

No longo prazo, há estudos para que o gramado do Maracanã seja híbrido, com grama natural e sintética. Mas o processo de troca pode levar até 50 dias, e está descartado neste momento.

— É uma possibilidade para frente — confirma Braga.

No período de duas rodadas em que o Flamengo esteve ausente do Maracanã, desde o clássico com o Botafogo, no último dia 23, o Fluminense atuou no palco. Houve relatos do clube à empresa que gere o estádio de melhorias depois da troca realizada após o Estadual.

O próximo passo será trocar parte do setor sul, que normalmente recebe mais sol. A avaliação na hora da reforma vai definir se haverá reposição até o meio-campo.

Clima prejudica

A empresa que faz a manutenção é a Greenleaf, que não explicou os motivos para tanta reclamação. Internamente, as justificativas para o Maracanã ter voltado depois de meses sem utilização com o gramado ruim é o clima. Na área norte, de março a setembro não pega sol. Já na parte sul, quase o tempo todo, o que leva a reação mais rápida à manutenção. Os especialistas precisam analisar a raiz da grama, se a folha está abrindo, se o gramado como um todo está acolchoado ou duro. Mesmo que aparentemente esteja regular, o que vale é como a bola rola para os jogadores.

No caso da grama híbrida, primeiro é preciso plantar a natural por placas, sem o rolo maior. Depois que fica maduro e compacto, a máquina costura o gramado sintético todo por cima. Para o CEO Severiano Braga, a qualidade do palco poderia estar melhor, mas a tendência é que a menor diferença de temperatura afete menos a grama daqui em diante.

— A área que fizemos o plantio há um mês está excelente, reagindo muito bem. Quando vamos medir os dois lados, vemos que está dando resultado, e a próxima troca, se repetir o procedimento, vai dar certo — acredita o executivo.

Nos últimos 20 dias, o Maracanã recebeu sete partidas. Menos de três dias de intervalo para o próximo jogo. A data prevista para que a nova troca da grama aconteça está inserida entre a participação do Fluminense pela Copa do Brasil, prevista para dia 16, contra o Atlético-GO, e o próximo jogo do clube pelo Brasileiro, dia 27, contra o Coritiba.

A última partida do Flamengo antes desse período é pela nona rodada do Brasileiro, justamente no clássico contra o Fluminense, dia 9. O Tricolor ainda terá o compromisso diante do Corinthians no estádio, pela mesma competição, na rodada seguinte, dia 13. Além disso, o jogo pela décima primeira rodada, entre Flamengo e Goiás, foi adiado de 20 de setembro para 13 de outubro. No mês de outubro, haverá jogos todas as quartas e domingos.

Retirado de: O Globo

Equipe Gávea News

View Comments

  • A merda é que para o Flamengo comprar o Maracanã, um estádio histórico, que pode apresentar logo logo problemas estruturais, vai criar uma dívida absurda com a compra, é depois com reformas que se farão necessárias. O dinheiro que o clube teria que desembolsar poderia perfeitamente construir uma arena novinha, de nível europeu. Ôto 🐾🌊
    SRN

  • OQ FALTA É ESSE DIRETORIA CRIAR VERGONHA E TIRAR ESSA PARCERIA D MERDA COM AS FLORES E TD SE RESOLVE ATÉ PQ QUEM PAGA TD É O FLA !!

  • Se não me engano é a mesma empresa que gere os gramados da Gávea, Ninho e Maracanã, inclusive usando a mesma grama. Então tá na cara que temos 2 problemas no Maracanã, já citados e verdadeiros. Excesso de jogos, que só vai ser resolvido com o corte de algumas partidas e tanto Fla como Flu podem jogar em outros estádios, pois não tos presença de torcida. Flamengo pode jogar até na Gávea, tem vestiários adequados e o mínimo de conforto para a imprensa. Seleções, inclusive a brasileira já treinaram e treinam na Gávea. Outra coisa é o Sol que não pega em certas partes do gramado, isso pode ser resolvido com aquelas máquinas que emitem luz sobre o gramado, são muito usadas no Engenhão. Eram muito usadas na antiga Arena da baixada. Esse negócio de gramado híbrido tá me cheirando a jogar dinheiro fora!!!

  • Coloca O Fluminense para fora e vamos assumir o Maracanã sozinho.
    Ninguém gosta de fazer filho em mulher dos outros essa que é a grande Verdade.
    O Flamengo vai ficar bancando a porra toda sozinho, para o Fluminense querer tira onde de pai da criança caraiii.

  • Na boa... Já passou da hora do Flamengo colocar uma proposta de compra do Maracanã...Que o Maraca é nosso....Todo o mundo já sabe disso.

  • Absurdo. Até Engenhão e São Januario estão melhores. Se consegue colocar gramado bom no Ninho e na Gávea pq não consegue no Maraca. Quem sabe não está na hora de trocar a empresa.

Recent Posts

Alvo do Vasco, cria do Ninho já curtia posts do clube quando estava no Flamengo

Ainda vinculado ao Flamengo, Matheus França protagonizou, em 2023, um gesto que gerou desconforto entre…

6 minutos ago

Presidente do Fluminense fala sobre estádio do Flamengo: “coragem…“

O debate sobre a construção de um estádio próprio pelo Flamengo ganhou elogios do presidente…

1 hora ago

Jogador do Flamengo é citado por Luiz Henrique, ex-Botafogo, como o mais difícil de driblar

Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo, tem chamado atenção dentro e fora de campo. Recentemente, Luiz…

2 horas ago

Léo Ortiz, do Flamengo, entra na mira de clube da Europa

O mercado europeu segue de olhos bem atentos ao futebol brasileiro. Desta vez, quem ganhou…

3 horas ago

Clube da Europa demonstra interesse em jogador do Flamengo

O nome de Victor Hugo voltou a circular nos bastidores do Famalicão. Após a interrupção…

3 horas ago

Ex-Palmeiras é sincero sobre Jorginho, do Flamengo

O torcedor rubro-negro saiu de Porto Alegre com motivos de sobra para comemorar. A vitória…

4 horas ago