Flamengo perde nova chance, flerta com crise e vê Brasileirão mais longe

Filipe Luís em ação pelo Flamengo no clássico diante do Fluminense (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Ano novo, velhos problemas. Na derrota de virada por 2 a 1 para o Fluminense, o Flamengo voltou a apresentar a já conhecida inconstância e, mais uma vez no Brasileirão, viu uma chance de ouro escorrer pelos dedos.

Desperdiçar oportunidades para ser líder ou encostar no primeiro colocado tem sido uma constante na vida do Rubro-Negro. Em uma noite em que o líder São Paulo foi goleado por 4 a 2 pelo Red Bull Bragantino, o Fla viu, por alguns minutos, a distância cair para quatro pontos (tendo um jogo a menos!). Um segundo tempo abaixo da crítica, no entanto, permitiu que o Tricolor carioca crescesse no jogo para impor ao rival sua mais amarga derrota nesta edição da competição.

Apenas neste campeonato, o Rubro-Negro desperdiçou alguns pontos que custam muito caro e mantém a equipe distante da ponta. Contra Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Red Bull Bragantino, o time tropeçou e viu a chance de liderar ir por água abaixo.

Contra o Flu não valia o primeiro lugar, mas o triunfo recolocaria a equipe em condições de vencer o título por suas próprias pernas. Na penúltima rodada, o Fla já havia deixado dois pontos no empate contra o Fortaleza, resultado que fez o Tricolor paulista desgarrar.

Crise bate à porta

O clima de fim de festa começa a tomar conta do ambiente, já que as rodadas passam e a tão sonhada reação não chega. O trabalho de Rogério Ceni, embora contestado por muitos torcedores, é bem avaliado no clube, mas há a sensação de que o time perdeu aquela “liga” que resultou em sucessivos troféus nos últimos tempos.

As eliminações na Copa do Brasil e na Copa Libertadores pesam muito, o que adiciona ainda mais pressão para o grupo e faz o fantasma da crise rondar.

“O que nós criamos é o suficiente para marcar gols e vencer o jogo. Agora, os erros que cometemos são grotescos para uma equipe que quer ser campeã. Faltam 11 rodadas, infelizmente, tivemos essa derrota. É continuar trabalhando, fazer a vitória acontecer. Não podemos parar por causa de um jogo em que sofremos gol em que não tenho muita explicação para dar”, disse Ceni.

Com as contas cada vez mais adversas, o Flamengo já começa a mirar uma vaga direta na Libertadores como um objetivo mais plausível. Diante da missão de conquista cada vez mais improvável, a ordem na cúpula de futebol é esfriar a cabeça para não trocar os pés pelas mãos.

Jogador que sempre mede bem as palavras e que não é conhecido pelo sangue quente, Arrascaeta, por sua vez, fez raro desabafo e traduziu o descontentamento que reina com a performance dos atuais campeões.

“Tomamos um gol rápido no segundo tempo, não tem muitas palavras. Uma vergonha. Assim, a gente não merece ser campeão”, analisou à TV Globo.

Sem muito tempo para lamentar, o grupo junta os cacos para tentar dar a volta por cima. No domingo (10), o time recebe a visita do Ceará, às 16h, no Maracanã.

Retirado de: UOL