O Congresso da Fifa vai votar a realização de um estudo para organizar a Copa do Mundo a cada dois anos, em vez de quatro anos. A proposta é da Federação de Futebol saudita e entrou na agenda do encontro. Se houver aprovação por maioria, seria dado o primeiro passo para o projeto.
Há diversas discussões no âmbito da entidade atualmente relacionadas a mudanças no calendário do futebol, aumento de Liga dos Campeões, novo Mundial de clubes e torneio de seleções.
Neste cenário, o chefe global para desenvolvimento do futebol na Fifa, Arsène Wenger, defendeu que Copa do Mundo e Euros fossem organizados a cada dois anos. Sua posição era de excluir competições pouco importantes como a Copa das Nações da Europa. E dar a chance de jogadores ganharem mais Copas. “Por isso que nós talvez devêssemos organizar a Copa a cada dois anos”, disse o ex-técnico do Arsenal em entrevista à TV BeIN.
Pois bem, a Federação de futebol Saudita fez a proposta de dar o primeiro passo neste sentido. A entidade é próxima politicamente do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Mas o dirigente ainda não se posicionou sobre o tema, nem a favor, nem contra.
A Copa do Mundo já teve um aumento de participantes na gestão de Infantino. O número passou de 32 para 48 seleções, o que valerá a partir da edição de 2026 nos EUA, México e Canadá. A expansão foi aprovada em votação das federações com apoio do dirigente. Inicialmente, houve um estudo por parte da Fifa como o que é pedido pelos sauditas sobre a redução da frequência da Copa.
Uma proposta de Copa a cada dois anos deve provocar resistência por parte de clubes e ligas nacionais. Há uma disputa por espaço no calendário. A votação sobre o tema será na sexta-feira, dia do Congresso.
Retirado de: Blog do Rodrigo Mattos
O Santos segue em preparação para o duelo diante do Ceará, válido pela 8ª rodada…
Em meio a um cenário de oscilação dentro de campo, o Flamengo pode ter mudanças…
O atacante Estêvão, de apenas 18 anos, vive um momento especial com a camisa do…
O Athletico-PR deu um passo importante no planejamento para manter um de seus principais jogadores…
Em meio a uma temporada conturbada, o Santos continua atento ao mercado da bola e…
A rivalidade entre Barcelona e Real Madrid ganhou um novo capítulo nesta semana, às vésperas…
View Comments
Sendo de dois em dois anos, começa a tornar frequente, diminuindo o interesse do torcedor
SÓ TÃO PENSANDO NO FINANCEIRO.
GOSTEI DA IDEIA DE 2 ANOS.
A ideia seria boa se a CBF não cagasse para o calendário e os clubes brasileiros, ao menos acabaria com a Copa América talvez? De qualquer jeito, não prejudicando os clubes, está bom! Talvez 3 anos? Quem sabe!?
Acabar a copa América? A Comenbol é como a CBF, quer mais e mais jogos
Muito bom mesmo, adorei a copa do mundo a cada dois anos, enquanto isso aqui no Brasil deveriam acabar com os campeonatos estaduais para os times das séries A e B e assim fazermos um Brasileirão com 32 dois clubes, muitos times pequenos mereciam estar disputando o Brasileirão (Náutico, Santa Cruz, Paissandu, Vitória, Remo, Ipatinga, Paraná e entre outros) começar tudo no início de fevereiro logo depois das férias, as 4 competições juntas, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-americana.
Eliminando os estaduais poderia organizar mais divisões do Brasileirão, tipo: séries A, B, C, D, E e F. Já pararam para pensar aonde vascos e botafogos da vida poderiam chegar? Kkk
Na Z
Não sei como as entidades dos países vão equacionar essa situação de Copa a cada dois anos, mas acho mais importante do que de quatro em quatro anos. Muito mais jogadores vão despontar no cenário internacional e o intercâmbio entre os países vai aumentar consideravelmente, favorecendo negociações entre clubes de um grande número de jogadores. Uma idéia bastante positiva prá todos que amam o futebol; seja como apenas um esporte, quer seja como um ramo de negócios bem lucrativo.