Taça do Campeonato Brasileiro com uma carta assinada pelo presidente da CBF (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
A CBF tem mudado horários de jogos do Brasileiro da Série A para evitar concorrência com partidas da seleção para a Copa América. Havia conflitos na tabela justamente porque a entidade é a única dos países de elite que não para seus campeonatos durante as datas-Fifa. O Nacional é transmitido pela Globo e Turner, já o torneio continental passa no SBT e na ESPN.
A seleção já jogou cinco vezes pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e pela Copa América em maio e junho. Os jogos classificatórios para o Mundial são em dias diferentes da Série A, mas havia coincidências com o torneio continental. Lembremos que a Copa América foi marcada às pressas no Brasil, tendo sido programada inicialmente para Argentina e Colômbia. Tabelas e sedes foram definidas quando faltavam 11 dias para seu início.
A estreia do Brasil foi diante da Venezuela, no domingo, dia 13 de junho, às 18 horas. Uma partida entre Fortaleza e Sport foi remarcada das 18h15 para 20h30. Na justificativa, a CBF informa que foi decisão sua para evitar o conflito. Nenhum outro jogo foi marcado neste horário — houve jogos às 16h e às 20h30.
A partida da seleção com o Peru também gerou um vazio de compromissos do Brasileiro às 21h, do dia 17/6, quinta-feira. Houve o deslocamento de um Sport x Grêmio previsto para o horário também com a justificativa de não ocorrer coincidência. Está dito ali que Globo também fez parte da solicitação.
Na realidade, a iniciativa é da CBF de tirar as partidas da Série A dos horários da seleção. A Globo apenas concordou por entender que a mudança era pertinente: não fazia diferença para a emissora.
De novo, na rodada desta quarta-feira, a CBF evitou marcar jogos do Brasileiro às 21 horas, quando o Brasil enfrentou a Colômbia. A partida entre Flamengo x Fortaleza, despedida de Gerson, foi marcada para 19 horas, no Maracanã.
A rodada do final de semana também teve deslocamento de três jogos para evitar conflito com a seleção: Bahia x Palmeiras, Athletico x Chapecoense e Grêmio x Fortaleza. Todas as alterações foram iniciativas da CBF com concordância da Globo e da Turner.
A Copa América já tinha provocado outras mudanças na tabela do Brasileiro por causa do uso de estádios em que jogam times da Série A. São os casos do Maracanã e da Arena Pantanal. Flamengo, Fluminense e Cuiabá tiveram ou terão partidas deslocadas.
A CBF, no entanto, recusou pedidos de clubes como Flamengo e Palmeiras para paralisar o Brasileiro durante a Copa América para evitar os destaques dos times. Só as duas equipes tiveram jogadores convocados para a Copa América.
Questionada, a CBF confirmou as mudanças para retirar jogos de campeonatos do horário da seleção: “Mesmo que a tabela da Copa América tenha sido publicada tardiamente, buscamos evitar que os jogos do Brasileiro e da Copa do Brasil coincidam com os jogos da seleção. É uma premissa histórica que buscamos respeitar sempre que possível”.
Retirado de: Blog do Rodrigo Mattos – UOL
O atacante Juninho está próximo de deixar o Flamengo após uma passagem sem grande protagonismo.…
Campeão brasileiro de 2025, o Flamengo já projeta o início de sua temporada em 2026…
Com expectativa de grande público no Catar, a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e…
Com vínculo firmado até junho de 2029, o atacante Gonzalo Plata está no centro das…
A chegada do Corinthians à decisão da Copa do Brasil reacendeu debates sobre o tratamento…
Após garantir vaga na decisão do Mundial de Clubes, o Flamengo se prepara para enfrentar…
View Comments
Claro! Se parasse, o Flamengo disputaria todas as rodadas completo. Caso uma parada prejudicasse o Flamengo, aí, sim, a CBF pararia tudo.
Não esqueça que aqui é bom brasil,tudo por aqui é corrupto,tudo por aqui é uma grande vergonha,e eles não estão nem aí,para esses times pequenos!!!Mais sabendo eles,que os grandes descem,e os pequenos sobem!!!
Uma vergonha está CBF, sempre prejudicando os clubes que já estão quebrado.