Categories: Flamengo

Flamengo dispara em estatística com maior torcida do Brasil

Neste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deveria atualizar informações sobre a realidade vivida do país. Contudo, como o novo senso não foi realizado, o Governo Federal divulgou uma estimativa para 2021 com base nos números captados anteriormente. O número atual é de 213,3 milhões de brasileiros no país.

Desta forma, o número divulgado na última semana serve como base para recalcular estatísticas como as expressividades dos clubes do Brasil. A última informação divulgada sobre a quantidade de torcedores de cada time foi registrada em 2019, quando o Flamengo chegou a ser a equipe de coração de 20% da população.

Com base nesta porcentagem, é possível concluir que a estimativa atual é de que existam ao menos 42,6 milhões de torcedores rubro-negros espalhados pelo Brasil. Este montante faz com que o Fla dispare e deixe o segundo da lista, o Corinthians, ainda mais distante em números das torcidas, com 29 milhões.

De acordo com a atualização feita pelo IBGE, houve um aumento de 1.561.947 habitantes no Brasil se comprado a 2019.Assim, foi feito um reajuste de cerca de 0,73% na atualização do ranking das torcidas mais populares do país.

Vale destacar que o Nordeste, onde vivem 57,6 milhões de pessoas (27,0% do país), apenas 6% da população torce para clubes locais (Bahia, Sport, Santa Cruz, Fortaleza, Vitória e Ceará), com pouco mais de 2 milhões de torcedores cada.

Ranking de torcidas no Brasil:

  1. Flamengo – 20% (42.663.527)
  2. Corinthians – 14% (29.864.469)
  3. São Paulo – 8% (17.065.411)
  4. Palmeiras – 6% (12.799.058)
  5. Vasco – 4% (8.532.705)
  6. Cruzeiro – 4% (8.532.705)
  7. Grêmio – 4% (8.532.705)
  8. Internacional – 3% (6.399.529)
  9. Santos – 3% (6.399.529)
  10. Atlético-MG e Seleção Brasileira – 2% (4.266.352)
  11. Botafogo, Bahia, Fluminense, Sport, Santa Cruz, Fortaleza, Vitória e Ceará– 1% (2.133.176)
  12. Sem clube – 22% (46.929.880)
Letícia Gerheim

View Comments

  • Vamos ver se com estes números grandiosos, a diretoria do Flamengo para de sacanear os torcedores de fora do Rio de Janeiro. Sou carioca e sempre morei no Rio, mas admiro os torcedores de fora, que sem incentivo algum, amam nosso clube com imensidão. Não dá pra aceitar o aumento abusivo das mensalidades de sócio do clube (não é o sócio-torcedor) para os Off-Rio. Pq os que moram fora do Estado do Rio, os que menos aproveitam a sede social do clube, são os que mais pagam, quando deveria ser o contrário? Na hora de buscar patrocínio, nosso departamento de marketing cita os números desta matéria, maior torcida do país, etc e tal. Esta imensidão de gente é principalmente do resto do país e até do exterior, o que dá um orgulho danado (único time Nacional do país. Todos os outros são estaduais ou no máximo, regionais). E depois fazem isso com os de fora? Bola fora, diretoria. Tá na hora de consertar isso, ainda dá tempo. Senão, no longo prazo, podemos ter surpresas desagradáveis.

  • Eu não acredito que o Corinthianns tem isso tudo sou Flamenguista a mais de 50 anos e eu conto os Corinthianos que conheço na minha opinião o segundo lugar fica entre Vasco Palmeiras e São Paulo é muito dificil eu ver uma pessoa vestido com a camisa do Corinthians.

      • Não acho um absurdo eles terem essa torcida, só fazer cálculos simples. Em SP, com 42 milhões de habitantes, o Corinthians tem quase 40% do total, o que já daria cerva de 20 milhões de torcedores só em SP. Aí na matéria fala em 29 milhões. Corinthians tem bastante torcida no norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de Minas, além do triângulo mineiro. Então nem é muito, levando em consideração o tamanho de SP

  • Mengão Queridão tem mais torcedores que muitas populações de países,essa é a Nação Rubro-Negra!!!
    Mengão é Raça o resto é fumaça!!!

Recent Posts

Danilo se pronuncia após ser expulso de Flamengo x Bahia

A derrota do Flamengo para o Bahia, por 1 a 0, no domingo (05 de…

12 minutos ago

A declaração de José Boto direcionada a Palmeiras e Botafogo

Após a derrota por 1 a 0 para o Bahia, no domingo (05 de outubro),…

2 horas ago

Atacantes de saída, destaque na Europa e pênalti não marcado contra o Palmeiras: as últimas notícias do Flamengo

Resumo do dia: fora do Brasil, o lateral Wesley vive seu melhor momento desde que…

11 horas ago

Filipe Luís é sincero após derrota do Flamengo para o Bahia: “Temos que digerir…”

A derrota do Flamengo por 1 a 0 para o Bahia, no domingo (05 de…

12 horas ago

A declaração de Filipe Luís direcionada a Wallace Yan, do Flamengo: “Erro grave…”

Após um mês sem entrar em campo, Wallace Yan voltou a ser utilizado pelo técnico…

12 horas ago

Ceni quebra tabu contra o Flamengo como técnico

O técnico Rogério Ceni encerrou um incômodo histórico pessoal ao comandar o Bahia na vitória…

13 horas ago