Flamengo

Uruguai e Conmebol exigem vacinação completa de finalistas da Libertadores

A direção da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) enviou ofício aos clubes brasileiros finalistas das Copas Libertadores e Sul-Americana informando que os profissionais das delegações só entrarão no Uruguai em novembro se estiverem completamente vacinados contra a covid-19, ou seja, com 14 dias da aplicação da segunda dose. É a determinação do governo uruguaio e não haverá exceção para jogadores, treinadores e cartolas, que nos últimos meses tiveram tratamento diferenciado para circulação entre os países do continente.

No dia 20 de novembro, um sábado, o Red Bull Bragantino enfrentará o Athletico-PR, pela decisão da Sul-Americana, e uma semana depois, dia 27, Flamengo e Palmeiras definirão o campeão da Libertadores. Entre esses confrontos, dia 21, ocorrerá a final da Libertadores feminina, e as equipes qualificadas também precisarão seguir as regras sanitárias. Todos os jogos serão no Estádio Centenário.

Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas para a entrada no Uruguai, inclusive a Coronavac, que ainda não foi aprovada em algumas regiões. A Conmebol solicitou à CBF, e aos clubes, que enviem uma lista prévia dos profissionais que devem viajar ao Uruguai e a situação vacinal de todos.

Os clubes, por questão de privacidade, não divulgam se algum de seus jogadores se recusou a tomar a vacina. O Palmeiras, por exemplo, usou vacinas da Conmebol (Coronavac) para vacinar parte de seu elenco, com a primeira dose em Assunção, na sede da confederação, e a segunda já no Brasil usando da doação feita pela entidade ao governo brasileiro como agradecimento pela organização da Copa América, no meio do ano.

Alguns jogadores, como o flamenguista Everton Ribeiro, postaram em redes sociais em celebração quando se vacinaram. Em agosto, o Flamengo divulgou que havia vacinado alguns atletas que ainda precisavam do imunizante, por meio do PNI (Programa Nacional de Imunizações).

A Conmebol recebeu em abril doação de 50 mil doses da Coronavac do laboratório Sinovac. A ideia era vacinar as delegações das seleções que jogariam a Copa América, que originalmente seria na Argentina e na Colômbia, mas, por causa da pandemia, acabou sendo no Brasil, e também clubes que jogam os torneios continentais e que participam das divisões de elite dos países filiados.

Num primeiro momento, entretanto, as vacinas não puderam entrar no Brasil. Além de os lotes não terem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as regras do Brasil dizem que empresas privadas não podem comprar vacinas, e que se entrarem no país devem ir diretamente para o PNI. Em julho, a Conmebol fez um acordo com o Ministério da Saúde e doou 20 mil doses, 14,5 mil para o PNI e 5,5 mil para os entes do futebol.

Além do Palmeiras, o São Paulo, o Atlético-MG e o Atlético-GO também usaram as vacinas da Conmebol aplicando pelo menos a primeira dose em Assunção. Já outros clubes, como Inter, Grêmio, Fluminense e Corinthians, preferiram seguir a ordem por idade do PNI para imunizar seus funcionários.

A vacinação completa também será exigida aos torcedores. A Conmebol trabalha com mínimo de 50% do estádio Centenário disponível, cerca de 30 mil pessoas, mas há negociação com o governo uruguaio para que a capacidade máxima de 60 mil assentos seja usada. Como a coluna mostrou, os clubes devem ficar com 50% dos ingressos para vender a seus torcedores.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • País sério. Certíssimo. Quer ir jogar, trabalhar ou ver o jogo, acine-se. Não aquela palhaçada da Copa América em q vários pegaram, inclusive jogadores q depois desfalcaram seus clubes. Vacina no braço sempre. Viva a ciência e o Sus! E quem for negacionista e acredita q a terra é plana q vá pro diabo q o carregue. Saudações rubro-negras e democráticas!

  • O interessante é que agora os mesmos laboratórios que produziram as vacinas estão produzindo os remédios. É uma máfia muito grande.
    Se uma pessoa testou negativo e apresenta anticorpos em teste, porque ela precisa de vacina?

    • Cuidabda sua vida!
      Faça os que os jogadores fazem pra ter uma boa saúde!
      Pratique esporte, tenha boa alimentação, e disciplina...
      Viu algum jogador de futebol vítima do SARS-CoV-2?
      Pois é!

Recent Posts

Flamengo encaminha venda de atacante para clube do México

O Flamengo está próximo de acertar a venda do atacante Juninho para o Pumas, do…

7 minutos ago

Leila Pereira minimiza títulos do Flamengo após dois vices do Palmeiras

Antes da final do Paulistão Feminino, no domingo (14), a presidente do Palmeiras, Leila Pereira,…

3 horas ago

Flamengo x PSG disputam premiação milionária na Copa Intercontinental

Flamengo e PSG se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 14h (de Brasília), pela final da…

4 horas ago

Filipe Luís pode ultrapassar recorde de Jorge Jesus no Flamengo contra o PSG

O Flamengo decide o título da Copa Intercontinental nesta quarta-feira (17), às 14h (de Brasília),…

4 horas ago

Adeus? José Boto entra na mira de clubes da Europa e pode deixar o Flamengo

A temporada de 2025 colocou o Flamengo em destaque dentro e fora de campo. Com…

4 horas ago

Flamengo x PSG: vidente crava campeão do Mundial

Flamengo e PSG entram em campo nesta quarta-feira (17), às 14h (de Brasília), para disputar…

4 horas ago